Veja como ficou a vacinação para adolescentes nas capitais do país
Ministério orientou interrupção para jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades, e ao menos 4 capitais já suspenderam aplicação
Saúde|Do R7
Após o Ministério de Saúde orientar a suspensão da vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades nesta quinta-feira (16), as capitais brasileiras já se manifestaram a respeito do anúncio.
Ao menos quatro cidades também seguiram a pasta do governo federal e também pararam a imunização para este público.
Entre as restantes, algumas já estavam imunizando seus jovens e não vão interromper o cronograma, como São Paulo, e outras ainda não haviam iniciado, como Curitiba e João Pessoa.
Confira a lista completa da imunização para adolescentes sem comorbidades nas capitais brasileiras*:
Porto Alegre: em andamento (17 anos).
Florianópolis: em andamento (16 e 17 anos).
Curitiba: não iniciou.
São Paulo: em andamento (12 a 17 anos).
Rio de Janeiro: em andamento (17 anos).
Belo Horizonte: não iniciou.
Vitória: não iniciou.
Distrito Federal: vacinação de 14 e 15 anos em andamento.
Campo Grande: em andamento (12 a 17 anos).
Goiânia: em andamento (17 anos). Nota: A vacinação para adolescentes a partir de 17 anos continua em Goiânia! A decisão de manter a campanha é embasada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na manhã desta quinta (16/9). A estratégia será divulgada até o final do dia em nossas redes e site.
Cuiabá: não iniciou.
Salvador: suspendeu. Nota: Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação de adolescentes de 14 a 17 SEM COMORBIDADES está suspensa em Salvador a partir desta quinta-feira (16).
Recife: em andamento (12 a 17 anos).
Natal: suspendeu - campanha iniciaria hoje para 17 anos.
João Pessoa: não iniciou.
Aracaju: em andamento (16 e 17 anos).
Fortaleza: em andamento (12 a 17 anos).
São Luís: em andamento (12 a 17 anos).
Teresina: não iniciou.
Maceió: suspendeu. Nota: Após determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Maceió informa que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades está suspensa, conforme Nota Informativa Nº 1/2021, emitida nesta quinta-feira (16). A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente ou comorbidades segue normalmente, assim como dos remanescentes de outros grupos maiores de 18 anos.
Manaus: em andamento (12 a 17 anos).
Belém: suspensa. Nota da secretaria: A Sesma informa, que seguindo a Nota Técnica 36/2021, chegou a vacinar adolescentes de 17 anos na capital, já que recebeu doses específicas para vacinação deste público. Mas agora, seguirá a orientação do Ministério de não vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades).
Porto Velho: em andamento (12 a 17 anos).
Boa Vista: em andamento (12 a 17 anos).
Rio Branco: em andamento (12 a 17 anos).
Palmas: em andamento (16 e 17 anos). Nota: A Secretaria da Saúde de Palmas segue aguardando orientação da Secretaria de Saúde do Estado.
Macapá: em andamento (15 a 17 anos).
*a maioria das cidades "em andamento" já confirmou a manutenção de seus cronogramas; outros não se manifestaram ainda. As que estão suspensas o anunciaram após a nota técnica do MS.