Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vírus que gera sintomas parecidos com covid-19 ameaça prematuros

O VSR (Vírus Sincicial Respiratório) é típico do outono; bebês prematuros, com cardiopatia congênita e doença pulmonar crônica são do grupo de risco

Saúde|Brenda Marques, do R7

Bebê prematuro está no grupo de risco da infecção pelo VSR
Bebê prematuro está no grupo de risco da infecção pelo VSR Bebê prematuro está no grupo de risco da infecção pelo VSR

O VSR (Vírus Sincicial Respiratório) circula o ano todo, mas é típico do outono. Sua infecção causa sintomas parecidos com os da gripe e da covid-19 em sua forma leve, mas bebês prematuros, com cardiopatia congênita e doença pulmonar crônica podem desenvolver complicações mais graves.

O vírus atinge todas as crianças em seus dois primeiros anos de vida, segundo Renato Kfouri, pediatra infectologista e presidente da Comissão Científica de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria.

"Ele é muito frequente e circula o ano todo, mas se espalha principalmente em março nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste e em abril no Sul", explica.

Leia também: Internados, bebês contraem covid-19 em hospital de São Bernardo (SP)

Publicidade

Contrair o VSR uma vez não traz imunidade a ele. Portanto, o vírus atinge pessoas de todas as idades. "Você pode ter várias vezes na vida, mas as infecções tendem a ser cada vez mais leves", esclarece o médico. "São bebês no primeiro ano de vida que têm risco de desenvolver formas graves, aí pode causar pneumonia", exemplifica.

No grupo de risco, o vírus também pode causar uma infecção chamada bronquiolite - ela se manifesta nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em alguns casos, pode causar a morte do paciente, mas Kfouri enfatiza que "isso é bastante raro".

Publicidade

Quando é necessário o atendimento médico

Na maioria das vezes, os sintomas se parecem com os da gripe e de quadros leves da covid-19. Eles incluem coriza, tosse, febre baixa e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, as pontas dos dedos ficam roxas.

"Qualquer doença respiratória pode ter sintomas semelhantes, eles são muito inespecíficos", observa o especialista.

Publicidade

Ele ressalta que os pais devem evitar ao máximo levar seus filhos ao pronto-socorro. "Se tiver febre persistente ou alguma dificuldade respirtória que impeça a criança de mamar. aí deve procurar o PS, mas sempre que possível, o ideal é consultar o pediatra que já faz o acompanhamento", orienta.

Leia também: Bebê com covid-19 sai do respirador e é aplaudido pela equipe médica

A transmissão também acontece pelo ar ou por meio do contato com superfícies contaminadas - como portas, maçanetas e brinquedos - por gotículas que contenham o vírus. Por isso, lavar as mãos corretamente também está entre as medidas de prevenção do VSR, assim como da covid-19.

Anticorpo para o grupo de risco

Para o grupo de risco, está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) um anticorpo pronto capaz de prevenir consequências graves e a hospitalização por causa da infecção.

Leia também: Covid-19 provoca queda de até 30% no abastecimento de bancos de leite

"É um produto caro e direcionado somente para a população mais vulnerável durante a estação do vírus [outono], que são bebês prematuros, com cardiopatia congênita e doença pulmonar crônica", esclarece Kfouri.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.