Vitamina B pode ajudar a reduzir danos causados pela poluição
Substância pode diminuir até 76% dos danos trazidos pela exposição às partículas poluidoras
Saúde|Agência Brasil

Tomar vitaminas do complexo B pode ajudar a reduzir alguns dos efeitos nocivos da poluição do ar, mostra estudo divulgado nessa segunda-feira. A informação é da Agência Xinhua.
A pesquisa, coordenada por Jia Zhong, da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia, revelou que as vitaminas do complexo B, como o ácido fólico e as vitaminas B6 e B12, podem desempenhar papel fundamental na redução do impacto da poluição do ar sobre um tipo específico de modificação genética, que tem sido associada a doenças cardiovasculares e até mesmo ao câncer.
"O fundamento molecular mecanicista dos efeitos sobre a saúde da poluição do ar não são totalmente compreendidos, e a falta de opções preventivas individuais representa lacuna crítica de conhecimento," escreveram Zhong e seus colegas em um artigo.
"Nosso estudo demonstrou os efeitos epigenéticos da poluição do ar e sugeriu que as vitaminas B poderiam ser usadas como prevenção para complementar as regulamentações e atenuar o impacto dessa poluição".
O estudo, feito com pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, na Suécia, China, Cingapura, México e Canadá, foi publicado online na revista americana Proceedings of The National Academy of Sciences.
Suplemento de vitamina D pode combater gripes e resfriados, diz estudo
Os pesquisadores administraram um placebo ou suplemento de vitamina B (2,5 mg de ácido fólico, 50 mg de vitamina B6 e 1 mg de vitamina B12) diariamente a cada adulto recrutado para o estudo, que incluía dez pessoas.
Para participar da intervenção, os voluntários deveriam ser não fumantes, saudáveis, de 18 a 60 anos de idade, que não estivessem tomando quaisquer medicamentos ou suplementos vitamínicos.
Os resultados mostraram que a suplementação de quatro semanas com vitamina B pode reduzir de 28% a 76% o dano causado pela exposição às partículas PM2,5, com diâmetro aerodinâmico de 2,5 ou menos.
Zhong disse à Xinhua que o estudo ainda está em fase inicial e que atualmente não conseguiram recomendar a suplementação de vitaminas do complexo B.
Em vez disso, ela sugeriu manter uma dieta saudável e equilibrada, com fontes suficientes de vitaminas do complexo B.
Por que a poluição está associada à morte de mais de 1,7 milhão de crianças todos os anos
Em geral, essa suplementação deve ser considerada com base na condição do indivíduo e em consulta com a recomendação de um médico, acrescentou.
"Embora o controle e a regulação de emissões sejam a espinha dorsal da prevenção, as altas exposições são, infelizmente, a regra ainda em muitas megacidades em todo o mundo," disse Andrea Baccarelli, professora e catedrática do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental da Escola Mailman.
"Como indivíduos, temos poucas opções para nos proteger contra a poluição do ar, especialmente em áreas fortemente poluídas, são urgentemente necessárias validar nossas descobertas e, finalmente, desenvolver intervenções preventivas usando vitamina B para conter os efeitos da poluição do ar na saúde," acrescentou Andrea.
Muita gente sabe que tomar sol é essencial para a saúde. Mas você sabia que por causa dele o organismo consegue processar a vitamina D, que ajuda a fortalecer os ossos, e pode prevenir doenças como o raquitismo, combate a pressão alta e até prevenir o ...
Muita gente sabe que tomar sol é essencial para a saúde. Mas você sabia que por causa dele o organismo consegue processar a vitamina D, que ajuda a fortalecer os ossos, e pode prevenir doenças como o raquitismo, combate a pressão alta e até prevenir o câncer? O nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida, Fabio Santos, e Marise Lazaretti Castro, chefe do setor de doenças metabólicas da Unifesp (Universidade de São Paulo) e membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explicam todos os benefícios da Vitamina D. Veja a seguir!



![Que problemas a
falta de vitamina D no organismo pode trazer?
A deficiência de vitamina D é uma pandemia mundial, mas a
população em geral, incluindo médicos, não estão plenamente conscientes da
falta deste importante nutriente. Segundo Santos, a deficiência pode causar raquitismo
e é preciso ingerir quantias elevadas para prevenir e até mesmo tratar doenças
autoimunes, problemas cardiovasculares como pressão arterial elevada,
fibromialgia, depressão, osteoporose e até mesmo câncer.
De acordo com o Fábio Santos, a vitamina tem enorme impacto
sobre a saúde devido a sua ação nas função das células.
— Ela é capaz de reduzir o crescimento celular e melhorar a
diferenciação das células [o que coloca as células para um estado antitumoral].
Isso faz com que a vitamina D possa ser um dos mais potentes inibidores do
câncer e explica por que a deficiência tem sido associada aos tumores de cólon,
de próstata, de mama e de ovário.
Além disso, ela controla muitas funções diferentes - desde
possível prevenção do câncer, redução de inflamação que ajuda em diversos
processos clínicos, ação em neurotransmissores melhorando humor, alívio de
dores articulares, musculares e fibromialgia, e importantíssima na construção e
reparação dos ossos, afirma Santos.
Marise ainda complementa alertando que a deficiência de vitamina D produz
uma doença chamada osteomalácea, que significa amolecimento ósseo. Nos adultos,
sua deficiência moderada pode piorar a osteoporose e aumentar o risco de
fraturas ósseas](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/6NIBQGSZQZL6RGKPNQERKHSGMQ.jpg?auth=b44abcf2a3b6f12895c1866914da3885db1f652b026d3154235eebdbefa897f1&width=483&height=725)
























