Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Voce e o Doutor
Publicidade

Você e o Doutor: Pandemia prejudica diagnóstico de glaucoma

Doença causa cegueira em 1 milhão de brasileiros por ano e pode ser evitada, segundo o médico Antonio Sproesser

Voce e o Doutor|Do R7


O medo de contágio da covid-19 está afastando as pessoas dos consultórios, dificultando a descoberta de uma série de doenças, entre elas, o glaucoma, conforme ressalta o médico Antonio Sproesser. O glaucoma é a principal causa de cegueira no Brasil, junto à catarata. "O glaucoma causa cegueira em 1 milhão de brasileiros por ano e pode ser evitada", afirma.

Neste episódio, Sproesser explica como ela se desenvolve e como é feito seu tratamento e diagnóstico. Houve uma queda de quase 30% dos exames diagnósticos, segundo dados da SBO (Socidade Brasileira de Oftalmologia). "O exame leva menos de 5 minutos. O médico mede, com um aparelho, a pressão nos olhos", destaca Sproesser

Ela sublinha que cirurgias relacionadas ao glaucoma também sofreram queda. Quase 7 mil cirurgias deixaram de ser realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no ano passado.

"O problema é o agravamento da condição do paciente. O glaucoma é progressivo. Pode ser tarde demais para fazer a cirurgia e ele ficar com cegueira definitiva", diz. "Com o represamento de pacientes, vai aumentar a fila da cirurgia. Quase 2 milhões de pessoas deixaram de procurar o SUS e isso vai causar um impacto muito grande", alerta.

Ouça o podcast:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.