Série de reportagens As Crianças e A Tortura, da TV Record, vence Prêmio Esso de Telejornalismo

Luiz Carlos Azenha foi responsável pela série premiada, que foi ao ar no Jornal da Record

A série de reportagens As Crianças e A Tortura, da TV Record, venceu na categoria Telejornalismo da 58ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, um dos maiores do País no setor. A produção dos cinco vídeos, liderada pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, foi ao ar no Jornal da Record em junho deste ano. A série aborda a difícil realidade das crianças cujos pais foram torturados ou perseguidos durante a ditadura militar.

As reportagens de Azenha mostram como meninos e meninas de dois a oito anos foram tachados de subversivos e fichados como terroristas. Muitos nasceram na cadeia, foram ameaçados de "doação" e alguns participaram, ao lado dos pais, de ações da guerrilha.

De acordo com a organização do Prêmio Esso de Jornalismo, "o trabalho [de Azenha] revela o horror experimentado por crianças afastadas dos pais, presas junto com eles, usadas como ameaça nas sessões de tortura e muitas vezes obrigadas a assistir às agressões no período da ditadura militar no Brasil".

Além de Azenha, a equipe de produção das reportagens, da TV Record, também foi premiada: Márcia Cunha, Ana Haertel, Sheila Fernandes, Edgard Luchetta, André Carvalho, Yoshio Tanaka, Aruan Santos, Igor Arroyo, Elias Rodrigues e Francisco Gomes.

Assista às cinco reportagens: