Acha que está abusando da tecnologia? Veja maneiras de se livrar do vício
Especialista dá dicas para uma detox digital bem-sucedida
Tecnologia e Ciência|Do R7
Você é daquelas pessoas que começam a se sentir mal só de pensar em ficar sem bateria no celular? Ou você fica irritado quando um estabelecimento não tem internet sem fio ou o seu sinal 3G não pega? Talvez seja a hora de você começar uma detox digital, ou seja, uma desintoxicação de aparelhos tecnológicos.
A psicóloga do Programa de Transtornos de Impulso do IPQHC (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas), Sylvia van Enck, conta que muitas vezes o usuário acaba entrando na condição de viciado digital sem perceber.
— As pessoas começam a utilizar a tecnologia, o celular, o tablet, e muitas vezes não se dão conta do tempo que elas acabam ficando conectadas. O tempo todo a pessoa está atenta as mensagens ou postagens, então qualquer sinal que é dado no celular faz a pessoa se desdobrar para atender.
Por que as pessoas são sempre "mais felizes" do que você nas redes sociais?
Viciada em celular inventa “rolé” para bombar na web: “Quando recebo poucas curtidas, fico triste”
Ansiedade, irritabilidade, impaciência e tristeza são alguns dos sinais que podem ser manifestados por aqueles que utilizam celulares em demasia.
— A pessoa viciada fica tentando ver quem postou o que, se alguma mensagem foi respondida, então muitas vezes o usuário de aparelhos móveis vai ficando ansioso quando não tem o retorno de imediato e isso vai provocando uma instabilidade que pode inclusive se manifestar na forma de agressividade.
Com base nisso, se "desapegar" dos dispositivos tecnológicos é necessário. A desintoxicação digital é simples, de graça e é uma maneira saudável de se reconectar com os amigos e o ambiente a sua volta, além de claro, com você mesmo. São muitos os benefícios de passar um tempo longe da tecnologia, sendo um deles a melhor qualidade de sono adquirido por quem deixa o celular de lado.
Acha que precisa dar um tempo no celular? Veja agora seis passos para se desintoxicar:
Passo 1: Admita que você precisa
Você tem que entender que a conectividade constante está tomando conta da sua mente e corpo. Se você experiencia a "síndrome da vibração fantasma de celular" (quando você sente o celular no bolso vibrando com notificações mesmo que ele não esteja perto de você), se sente cansado por dormir usando o celular e não consegue lembrar a última vez que teve um dia desconectado de qualquer tecnologia, enfrente o fato de que você precisa dar uma pausa. Sylvia dá a dica.
— Em algumas circunstâncias deixe o celular desligado e distante de você, como por exemplo, se precisar focar em algo, estiver praticando uma atividade física ou passeando com amigos e família.
Pode existir um desconforto inicial, mas com o tempo você começa a perceber os efeitos positivos do tempo longe do celular.
Passo 2: Planeje-se
Não diga apenas que ficará um dia sem checar o celular, marque o dia no calendário. Estudos já mostraram que se você agenda algo a probabilidade que cumpra é muito maior do que se não tivesse anotado nada. Homens são 22% mais propensos a atingir objetivos registrados em termos específicos e mulheres são 10% mais capazes de atingí-los se elas anunciam os planos publicamente para amigos ou família. Então, vá e transforme o seu compromisso de ficar livre do celular em algo oficial!
Passo 3: Deixe os outros saberem com antecedência
Para aqueles preocupados com o sumiço digital ("e se meus amigos acharem que eu morri?"), uma dica é contar para as pessoas que vai ficar um tempo fora do ar. Faça todos ficarem sabendo que você estará inalcançável (a menos que haja uma emergência, claro). Você pode até mesmo deixar uma mensagem para ser enviada automaticamente para seus colegas avisando o acontecido. Deixar seu período de detox planejado vai fazer as coisas serem mais relaxantes.
Passo 4: Comece a pensar em como você vai passar seu tempo livre de tecnologia
No lugar de se concentrar nos aspectos rotineiros que você vai deixar de fazer pela falta de tecnologia, foque nas coisas que você poderá fazer com seus tempo livre e que nunca pode por estar ocupado demais checando o status do Facebook ou respondendo ao WhatsApp. Faça aquela aula de demonstração de yoga, corra no parque, visite uma biblioteca sem pressa, dê um pulo na praia com amigos, as opções são inúmeras.
Passo 5: Medite sobre o que você espera conseguir nesta experiência
Esse passo pode ser o mais difícil. Separe algum tempo antes de começar seu detox para realmente pensar no que irá ganhar nessa experiência, o que você espera atingir e se essas duas coisas diferem entre si. A intenção pode ser uma ferramenta poderosa que é manifestada dentro de você, então começar o dia com um pensamento positivo e centrado em um objetivo pode te deixar com a mente mais aberta para encarar o desafio.
Passo 6: Desconecte-se
Você pode achar que não, mas você está pronto! Arranque o band-aid e vá com tudo, você irá sobreviver. Quem sabe você até encontrará um tempo extra que nem sabia que tinha quando terminar a experiência. Depois, conte sua experiência nos comentários!
*Colaborou Raphael Andrade, estagiário do R7