Tecnologia e Ciência Alemanha: bolo de nozes de 79 anos é encontrado em escavação

Alemanha: bolo de nozes de 79 anos é encontrado em escavação

Arqueólogos localizaram a sobremesa nas ruínas de uma casa destruída por um bombardeio na Segunda Guerra Mundial

Bolo de nozes ganhou coloração escura devido à fuligem gerada após bombardeio

Bolo de nozes ganhou coloração escura devido à fuligem gerada após bombardeio

Hanseatic City of Lübeck via Smithsonian Magazine

Arqueólogos encontraram um bolo de nozes de 79 anos nas ruínas de uma casa em Lubeck, na Alemanha. Os pesquisadores acreditam que um bombardeio britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, tenha causado a destruição do imóvel.

Uma cavidade formada sob as ruínas da casa produziu uma bolha de proteção que impediu o bolo de ser amassado pelos escombros. Segundo Manfred Schneider, diretor do Departamento de Arqueologia de Lubeck, a tonalidade do bolo se deve à fuligem.

O ataque que teria destruído a casa, em março de 1942, seria uma retaliação dos exércitos aliados a um ataque feito pela Alemanha na cidade inglesa de Coventry, em 1940.

De acordo com a revista Smithsonian, o bolo foi encontrado onde seria a cozinha da casa do comerciante local Johann Wärme. Ele teria preparado a sobremesa para a comemoração de um feriado religioso alemão, que seria celebrado horas depois do bombardeio.

Ainda segundo a Smithsonian, a Unesco acredita que pelo menos 20% da cidade de Lubeck tenha sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Na época, o ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, revelou que nenhuma cidade alemã havia sofrido um ataque aéreo tão severo quanto aquele durante a guerra.

O próximo passo dos arqueólogos é preservar o bolo de maneira apropriada, já que a sobremesa pode ter vestígios de fósforo e outros materiais químicos usados em bombas em meados do século 20.

Últimas