Alemanha: bolo de nozes de 79 anos é encontrado em escavação
Arqueólogos localizaram a sobremesa nas ruínas de uma casa destruída por um bombardeio na Segunda Guerra Mundial
Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7
Arqueólogos encontraram um bolo de nozes de 79 anos nas ruínas de uma casa em Lubeck, na Alemanha. Os pesquisadores acreditam que um bombardeio britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, tenha causado a destruição do imóvel.
Uma cavidade formada sob as ruínas da casa produziu uma bolha de proteção que impediu o bolo de ser amassado pelos escombros. Segundo Manfred Schneider, diretor do Departamento de Arqueologia de Lubeck, a tonalidade do bolo se deve à fuligem.
O ataque que teria destruído a casa, em março de 1942, seria uma retaliação dos exércitos aliados a um ataque feito pela Alemanha na cidade inglesa de Coventry, em 1940.
De acordo com a revista Smithsonian, o bolo foi encontrado onde seria a cozinha da casa do comerciante local Johann Wärme. Ele teria preparado a sobremesa para a comemoração de um feriado religioso alemão, que seria celebrado horas depois do bombardeio.
Ainda segundo a Smithsonian, a Unesco acredita que pelo menos 20% da cidade de Lubeck tenha sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Na época, o ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, revelou que nenhuma cidade alemã havia sofrido um ataque aéreo tão severo quanto aquele durante a guerra.
O próximo passo dos arqueólogos é preservar o bolo de maneira apropriada, já que a sobremesa pode ter vestígios de fósforo e outros materiais químicos usados em bombas em meados do século 20.