Amazon cortará 9.000 empregos em segunda rodada de demissões
Presidente-executivo da empresa culpa as incertezas da economia e diz que precisa cortar custos e pessoal
Tecnologia e Ciência|Do R7, com Reuters
A Amazon.com Inc disse nesta segunda-feira (20) que cortará 9.000 empregos em suas unidades de serviços de nuvem, publicidade e Twitch, tornando-se a mais recente empresa de big tech a anunciar uma segunda rodada de demissões diante de uma possível recessão.
Seu presidente-executivo, Andy Jassy, disse que a empresa adicionou uma quantidade substancial de funcionários nos últimos anos, mas a economia incerta a forçou a optar por cortes de custos e pessoal.
Na semana passada, a Meta Platforms, dona do Facebook, disse que cortará 10.000 empregos neste ano, após uma primeira leva de demissões no outono (no hemisfério Norte), que eliminou mais de 11.000 postos.
As chamadas big techs — Meta, Google, Amazon, Twitter e Microsoft — passam por um período de crise desde meados de 2022 e já demitiram cerca de 50 mil funcionários nos últimos meses.
A justificativa das empresas para esta onda de demissões é que buscam maior eficiência após cerca de dez anos de investimento alto e crescimento acelerado de receita.
Todas essas companhias querem agora conquistar novos mercados e ampliar fluxos financeiros. A Google e a Microsoft apostam no desenvolvimento de programas de inteligência artificial. A desenvolvedora do Windows sozinha anunciou um investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT, a IA do momento.