Android vai "dedurar" aplicativos que roubam sua bateria
Versão Oreo vai oferecer central para resolver esse tipo de problema
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Uma nova função do futuro Android Oreo, a versão 8.1 do sistema operacional móvel do Google vai monitor os aplicativos que mais estão gastando bateria do seu celular. Essa possibilidade já existe em alguns celulares da Samsung, mas a versão pura do Android carecia de algo similar.
Com a mudança, quando o usuário quiser saber qual app está drenando a energia do aparelho, basta acessar as configurações de bateria para ver um alerta com os aplicativos mais gastadores e o possível motivo para tal situação, além de uma dica para resolver.
Saiba mais sobre a versão mais recente do Android
Em um dos exemplos apontados pelo blog Android Police, o Oreo indicou ao usuário que desligasse o acesso ao GPS do Google Maps, o que pode salvar sua bateria, mas matar a função do app.
O usuário então pode desinstalar o aplicativo ou tentar mudar alguma permissão dele para evitar o problema — como o acesso à câmera, que costuma ser problemático em alguns programas. A função está presente na versão beta do Oreo, então precisa de aprovação para ser confirmada no Android 8.1 em definitivo.
Com a novidade, talvez seja possível sonhar com o dia em que o Android torne possível reconhecer problemas mais complexos que apps vorazes, como problemas na recepção 4G, rede Wi-Fi de péssima qualidade ou algum conflito entre funções do sistema operacional.
Em setembro, a Apple também lançou uma atualização de seu sistema operacional, o iOS 11, que promoveu melhorias na execução de recursos de realidade aumentada, aprimoramento na câmera fotográfica do celular e uma interface mais otimizada.
VEJA TAMBÉM: Sete aplicativos que te ajudam a poupar a bateria do smartphone