Tecnologia e Ciência Android vai "dedurar" aplicativos que roubam sua bateria

Android vai "dedurar" aplicativos que roubam sua bateria

Versão Oreo vai oferecer central para resolver esse tipo de problema

Apps sugadores de bateria estarão marcados com um aviso em vermelho

Apps sugadores de bateria estarão marcados com um aviso em vermelho

Pixabay/Creative Commons

Uma nova função do futuro Android Oreo, a versão 8.1 do sistema operacional móvel do Google vai monitor os aplicativos que mais estão gastando bateria do seu celular. Essa possibilidade já existe em alguns celulares da Samsung, mas a versão pura do Android carecia de algo similar.

Com a mudança, quando o usuário quiser saber qual app está drenando a energia do aparelho, basta acessar as configurações de bateria para ver um alerta com os aplicativos mais gastadores e o possível motivo para tal situação, além de uma dica para resolver.

Saiba mais sobre a versão mais recente do Android

Em um dos exemplos apontados pelo blog Android Police, o Oreo indicou ao usuário que desligasse o acesso ao GPS do Google Maps, o que pode salvar sua bateria, mas matar a função do app.

O usuário então pode desinstalar o aplicativo ou tentar mudar alguma permissão dele para evitar o problema — como o acesso à câmera, que costuma ser problemático em alguns programas. A função está presente na versão beta do Oreo, então precisa de aprovação para ser confirmada no Android 8.1 em definitivo.

Com a novidade, talvez seja possível sonhar com o dia em que o Android torne possível reconhecer problemas mais complexos que apps vorazes, como problemas na recepção 4G, rede Wi-Fi de péssima qualidade ou algum conflito entre funções do sistema operacional.

Em setembro, a Apple também lançou uma atualização de seu sistema operacional, o iOS 11, que promoveu melhorias na execução de recursos de realidade aumentada, aprimoramento na câmera fotográfica do celular e uma interface mais otimizada.

VEJA TAMBÉM: Sete aplicativos que te ajudam a poupar a bateria do smartphone

Últimas