Tecnologia e Ciência Aplicativo do Orkut aparece na Google Play, mas não é oficial

Aplicativo do Orkut aparece na Google Play, mas não é oficial

Ao baixar programa, usuário era informado que aplicativo não tinha vínculo algum com a rede social filiada do Google, que foi desativada em 2014

Aplicativo do Orkut aparece em loja de aplicativos

Aplicativo do Orkut aparece em loja de aplicativos

R7

Durante a noite de sexta-feira (6), um aplicativo novo entrou na Google Play, loja de aplicativos do Google, e surpreendeu os usuários: o Orkut.

Apesar do reaparecimento misterioso, o aplicativo não tem nenhum vínculo com o Google, que controlava a rede social entre 2004 a 2014, quando ela foi desativada.

Quem baixou o aplicativo, que só estava disponível em português, e se cadastrou recebia um aviso: ”Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”.

A ideia de criar um aplicativo igual a antiga rede social partiu de um aficionado saudosista das comunidades e scraps. “O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social, que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original".

Na manhã deste sábado (7), o aplicativo já havia desaparecido do Play Store. No curto espaço de tempo em que ele esteve disponível para downloads, mais de 10 mil pessoas o instalaram. O aplicativo não esteve disponível para usuários da Apple.

Porém, no domingo (8), o aplicativo estava de volta na plataforma e disponível para ser baixado. Igual na sexta-feira, quem instalou a rede social recebeu o alerta de que o aplicativo não tem vínculo com o Google. 

Nas redes sociais, o reaparecimento do Orkut não passou despercebido.

Procurado pela reportagem, o Google disse que tem como compromisso manter e fornecer uma plataforma de download de aplicativos segura e que um aplicativo pode ser banido caso alguma viole alguma das regras da empresa.

Veja a nota:

"O Google Play tem o compromisso de fornecer uma plataforma segura e protegida para bilhões de usuários do Android. Todos os desenvolvedores estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores. Se uma violação for comprovada, o aplicativo pode ser removido e o desenvolvedor banido da loja. Qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo quando houver violação de nossas políticas".

Melhor que Facebook? Como era ter um perfil no finado Orkut

.

Últimas