Apple permitirá que redução de velocidade de iPhones seja desligada
Presidente da Apple pediu desculpas para clientes que duvidaram da empresa
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Os testes que revelaram que a Apple propositalmente reduz a velocidade dos processadores de seus iPhones sem avisar aos usuários caíram como uma bomba na empresa.
Prova disso é que o próprio Tim Cook, presidente da companhia, afirmou que, em breve, os donos de aparelhos afetados pela medida, poderão desligar essa função e deixar seus aparelhos com velocidades de fábrica.
Leia também
O anúncio foi feito em uma entrevista da rede ABC. A mudança será lançada por uma atualização do iOS e deve chegar em fevereiro, provavelmente primeiro em um beta público — até para a Apple reunir dados sobre possíveis problemas com desligamentos.
O presidente da Apple ainda pediu desculpas para todos que acharam que a empresa tinha segundas intenções como a diminuição da capacidade do processador (obsolescência programada, em outras palavras), e reiterou a importância da função da limitação do processador para evitar que o iPhone dure menos ou desligue com frequência.
Além da pressão de usuários, a Apple enfrenta também sérios questionamentos de autoridades. O Senado norte-americano exigiu explicações sobre a diminuição de velocidade, além de um processo público na França por "reduzir a vida útil de produtos" para estimular a demanda.