Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Apple volta a vender iPhones 7 e 8 em lojas oficiais na Alemanha

Empresa parou de oferecer o produto no país após enfrentar processo por violação de patente de chip desenvolvido pela Qualcomm

Tecnologia e Ciência|Do R7

Apple é processado por quebra de patente pela empresa Qualcomm
Apple é processado por quebra de patente pela empresa Qualcomm Apple é processado por quebra de patente pela empresa Qualcomm

A Apple disse quinta-feira (14) que vai retomar a venda de iPhones modelos 7 e 8 em suas lojas na Alemanha depois que eles foram proibidos no ano passado, mas apenas com chips da Qualcomm, que está em uma batalha jurídica mundial contra a empresa de Cupertino.

Leia também

A Apple disse que "não tinha escolha" mas parar de usar alguns chips da Intel em iPhones na Alemanha a fim de cumprir com um processo por violação de patente que a Qualcomm ganhou contra a Apple em dezembro.

A Qualcomm, maior fornecedora de chips móveis do mundo, processou a Apple na Alemanha alegando que alguns modelos mais antigos do iPhone 7 e iPhone 8 violaram as patentes da Qualcomm em torno do chamado 'envelope tracking', um recurso que ajuda celulares a economizar energia ao enviar e receber sinais wireless. A alegada violação de patente resultou não de chips da Intel, mas de outro fornecedor da Apple - Qorvo - cujo chip estava presente apenas em telefones mais antigos com modems da Intel.

O tribunal concordou com a Qualcomm e proibiu a venda de alguns modelos de iPhone que usavam chips de modem da Intel, levando a Apple a retirar os aparelhos de suas 15 lojas de varejo na Alemanha e sua loja online no país.

Publicidade

O fabricante do iPhone alegou que a Qualcomm está envolvida em práticas de licenciamento de patentes ilegais para proteger o monopólio dos chamados chips modernos, que conectam telefones celulares a redes de dados sem fio. A Qualcomm, por sua vez, alegou que a Apple infringiu suas patentes. Um caso entre os dois vai a julgamento nos Estados Unidos em abril.

A Apple começou a introduzir os chips modernos da Intel em 2016, após anos de uso exclusivo de chips da Qualcomm. Nos modelos do iPhone do ano passado, a Apple abandonou os chips da Qualcomm completamente a favor da Intel.

Publicidade

Mas a Qualcomm continuou a fornecer chips à Apple para modelos mais antigos, e a Apple anunciou nesta quinta-feira que utilizará eles apenas chips para os modelos alemães do iPhone 7 e 8.

Leia também: Achou o iPhone Xs caro? Conheça as capas que chegam a US$ 3 milhões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.