Apps falsos na Google Play tiveram 17 milhões de downloads
Jogos e aplicativos de controle remoto para TV tinham o objetivo de exibir propagandas insistentes ou coletar dados dos smartphones
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Os usuários do sistema operacional Android devem ficar atentos quando estiverem escolhendo novos aplicativos na Google Play. Mesmo sendo uma loja oficial da empresa, existe o risco de encontrar apps falsos e enfrentar transtornos. Mais de 90 apps falsos foram baixados 17 milhões de vezes em 2018.
Leia também
Um levantamento realizado pela Trend Micro, empresa especializada em segurança digital, encontrou 85 aplicativos que tinham como objetivo enganar as pessoas.
Os criminosos utilizaram jogos e apps de controle remoto para TV para atrair nove milhões de vítimas, segundo a Trend Micro. O "Easy Universal Remote" sozinho teve 5 milhões de downloads.
A ESET, empresa especializada em segurança digital, também fez uma varredura na loja oficial do Google e encontrou nove aplicativos falsos de controle de TV que juntos tiveram oito milhões de downloads.
Após a instalação, esses programas não realizam a função prometida na descrição e o celular passa a exibir publicidades insistentes.
Além de pop-ups incômodos, esses programas podem esconder um software espião. O vírus pode roubar informações como localização e, idioma e acessar conversas por SMS, registros de chamadas e até a lista de contatos.
Alvo preferido
Os usuários brasileiros estão entre as vítimas mais frequentes de aplicativos falsos na Google Play. Segundo a Trend Micro, o Brasil ocupa a sexta posição do entre os países que tiveram o maior número de casos em 2018. A Índia, a Rússia e o Paquistão concentraram a maior número de downloads, juntos registraram 44% dos casos no mundo.
O R7 entrou em contato com o Google para comentar a presença de aplicativos falsos na Google Play, mas não obteve resposta.
Leia também:
Descubra em quais situações o seu celular pode explodir