Tecnologia e Ciência Bem-vindo ao futuro: comerciais criados com inteligência artificial são assustadores e bizarros

Bem-vindo ao futuro: comerciais criados com inteligência artificial são assustadores e bizarros

Vídeos feitos por amadores e profissionais viralizaram pelos resultados estranhos — mas programas do tipo ainda evoluirão muito

Resumindo a Notícia
  • Vídeos virais recentes mostraram comerciais criados por inteligência artificial.

  • As produções imitam propagandas de pizza e cerveja e usam roteiros conhecidos.

  • Mas com bizarrices assustadoras, como pessoas em chamas e bocas gigantes.

  • Apesar da estranheza, programas de criação de vídeo ainda devem evoluir muito em breve.

Uma nova amostra assustadora de vídeos gerados por inteligência artificial foi publicada na internet e gerou uma série de reações logo após viralizar. Os vídeos, criados por programas de inteligência generativa, imitam comerciais de cerveja e de pizza, e os resultados foram estranhos e perturbadores.

A propaganda de pizza foi lançada primeiro, no fim de abril, e mostra um roteiro típico: preparação da comida, oferecimento de delivery e pessoas muitos satisfeitas com o produto.

Mas as imagens são puro pesadelo. Rostos gigantes, um chef que assa pizza no braço, pessoas com bocas desproporcionais, uma cliente que come um pedaço do prato e uma narração que parece de filme de terror.

“Você está pronto para a melhor pizza da vida?", diz o narrador em certo momento. Ninguém estava!

Comeria essa pizza e ficaria com esse rosto?

Comeria essa pizza e ficaria com esse rosto?

Reprodução/Reddit/@PizzaLater

A criação foi do usuário PizzaLater, do Reddit, que afirma ter gastado três horas na criação do anúncio. Para fazer o vídeo, ele usou os programas Midjourney, Runway e ElevenLabs e finalizou com o software de efeitos especiais After Effects.

O texto foi inteiramente criado com ChatGPT, utilizando um "inglês ruim", segundo PizzaLater.

A propaganda de cerveja é similar, mas foi criada pela produtora Privateisland.tv, de Londres. O resultado é igualmente bizarro.

Apesar de ser uma criação profissional, vemos cenas assustadoras: garrafas que se duplicam, incêndios que não deveriam estar lá e bocas enormes.

O que está acontecendo aqui?

O que está acontecendo aqui?

Reprodução/Instagram/@privateislandtv

"Nenhuma pessoa real aparece neste vídeo. Você não pode lutar contra o futuro — mas provavelmente pode bebê-lo", afirma a Privateisland.tv no Instagram.

Ao contrário de PizzaLater, a produtora não detalhou como criou o comercial ou que softwares usou, mas suspeita-se que tenha sido o programa Stable Diffusion.

Apesar da aparência assustadora e engraçada do vídeo, o resultado chega a ser impressionante — ainda mais se pensarmos que começou praticamente do zero e que os programas de IA que criam vídeos ainda estão em estágio muito inicial em relação aos similares voltados para textos.

Além disso, a entrada de dados é mais complexa, uma vez que é mais difícil trabalhar com vídeos do que com textos. Outro detalhe é que boa parte desses programas de IA ainda estão em beta fechado e dependem de uso contínuo para funcionar melhor.

Será o fim dos comerciais? Não é possível dizer, mas por enquanto as amostras são apenas esquisitas demais.

LEIA ABAIXO: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais

Últimas