Boeing aposenta hoje modelo 747-8 após cinco décadas de história e mais de 1.500 unidades vendidas
Usado inicialmente para transporte de aeronave espacial da Nasa, modelo fez primeiro voo intercontinental de passageiros em 2012
Tecnologia e Ciência|Do R7, com AFP
A Boeing aposentou oficialmente, nesta terça-feira (31), o modelo 747-8, versão que democratizou o acesso às viagens aéreas ao redor do mundo e serviu a diversos presidentes dos Estados Unidos. Ao todo, foram quase 54 anos de serviços prestados — o Boeing 747 fez seu primeiro voo em 1969.
A foto acima, feita no início de dezembro, mostra o último modelo a deixar a fábrica da empresa em Everett, no estado de Washington, nos Estados Unidos.
Com seu primeiro voo experimental em 1969, o modelo encerra o ciclo com mais de cem clientes espalhados pelo mundo, 1.574 exemplares negociados e com uma marca na história da aviação espacial, já que ajudou a transportar aeronaves da Nasa.
Outra curiosidade é que a versão fez, apenas em 2012, o primeiro voo intercontinental de passageiros (veja infográfico abaixo).
A última unidade do jumbo 747-8 pertence à empresa Atlas Air e será liberada ainda hoje à empresa especializada no transporte de cargas. De qualquer maneira, a linha de produção foi encerrada oficialmente.
Está prevista para hoje uma homenagem, com milhares de funcionários atuais e já aposentados, mas que participaram do projeto, na despedida do modelo da Boeing. O evento vai ocorrer na fábrica localizada no noroeste dos Estados Unidos.