Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Bolha da IA: é preciso separar a tecnologia do mercado, avalia especialista

Mercado tem sido promissor para investidores, mas pode trazer riscos financeiros futuros

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • CEOs de grandes empresas de tecnologia reconhecem o risco de uma bolha de inteligência artificial.
  • Arthur Igreja destaca a importância de separar a tecnologia do mercado financeiro volátil.
  • Crescimentos rápidos em empresas como a Nvidia geram preocupação entre investidores.
  • Igreja acredita que, mesmo com possíveis crises financeiras, a tecnologia de IA permanecerá no cotidiano das pessoas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

CEOs de diversas big techs reconheceram o risco de uma bolha da inteligência artificial. Apesar dessas empresas investirem grandes montantes em novas tecnologias de IA e do surgimento de novas startups, pode haver um cenário de caos se acionistas começarem a remover o dinheiro investido em empresas do setor.

Tal atitude dos altos comandos das grandes companhias da tecnologia é vista como prudente, aponta Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação. Ele considera ser importante reconhecer saber que o mercado trabalha com volatilidade, porém é preciso ter cautela com crescimentos incomuns. É o caso da Nvidia, que passou de US$ 4 trilhões para US$ 5 trilhões em valor de mercado em apenas quatro meses, enquanto Apple e Microsoft levaram décadas para alcançar o primeiro trilhão.


Eventual bolha financeira da IA não comprometeria tanto o avanço tecnológico, opina especialista Reprodução/ Record News

O especialista também pontua que é fundamental separar a tecnologia do mercado, uma vez que a bolha só ocorre do lado econômico, que vive de especulações. No âmbito de resultados, Igreja vê a tecnologia da IA como parte do cotidiano e que dificilmente a população deixaria de utilizar esse recurso, sem interferências no funcionamento delas em caso de uma possível bolha estourada.

“É importante entender o que aconteceu no final dos anos 90, tivemos o estouro da bolha.com. Agora, não foi isso que atrasou ou que impossibilitou a revolução que a internet causou. Então é por isso que eu não ficaria nem um pouco surpreso se acontecesse uma bolha financeira, mas eu não acredito em momento algum que a IA, enquanto tecnologia, é uma bolha. Então são coisas que são distintas e precisam ser compreendidas e estudadas separadamente”, comenta em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (1º).

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.