Buzz Aldrin foi o primeiro astronauta a fazer uma selfie no espaço
Piloto do módulo lunar é lembrado como o segundo a pisar na Lua
Tecnologia e Ciência|Do R7
Após o dia 21 de julho de 1969, Buzz Aldrin passou sua vida inteira sendo lembrado como o “segundo homem a pisar na Lua”, atrás de seu comandante Neil Armostrong. Aldrin era piloto do módulo lunar da Apollo 11 – primeira missão a aterrissar no satélite da Terra e voltar para o planeta em segurança . Porém, anos mais tarde, o astronauta será lembrado por um feito bastante atual: o primeiro astronauta a fazer uma selfie direto do espaço.
O que hoje é um hábito bastante comum aos astronautas em órbita, começou com Aldrin antes mesmo da missão que o levou à Lua. Buzz fez um autorretrato durante uma atividade fora de seu veículo durante a missão Gemini 12, em 1966. A imagem mostra a Terra trás do astronauta. Ele usou uma câmera montada na parte de fora da nave, que tinha a função de clicar estrelas em ultravioleta.
FOTOS: imagens históricas contam a viagem feita pela Apollo 11
Neste fim de semana, Aldrin comemorou a chegada da Apollo 11 à Lua e revelou esta informação em seu perfil oficial no Twitter (@TheRealBuzz). Vale lembrar que o astronauta inspirou o personagem Buzz Lightyear, do desenho Toy Story. Na rede social, o astronauta brincou com o feito.
— Você sabia que eu fiz a primeira selfie no espaço durante a missão Gemini 12 de 1966? MELHOR SELFIE DE TODAS!
Você pode conferir o roteiro e curiosidades sobre a missão que completa 45 anos no infográfico do R7.