Tecnologia e Ciência Câmera inteligente multa motorista que usa o celular enquanto dirige

Câmera inteligente multa motorista que usa o celular enquanto dirige

Equipamento faz fotos automáticas para flagrar a infração independente das condições do tempo e da velocidade do veículo 

Celular e trânsito

Motorista são multado por câmeras inteligentes na Austrália

Motorista são multado por câmeras inteligentes na Austrália

NSW Government

Os motoristas australianos agora podem ser multados por uma câmera com inteligência artificial que identifica quando o celular está sendo usado no trânsito. O sistema entra em operação a partir deste mês de dezembro no estado de New South Wales.

A tecnologia usada permitirá identificar a infração de trânsito em condições adversas. As lentes conseguirão aplicar multas em dias de sol, durante a noite e também quando o tempo estiver ruim, mesmo que o veículo circule acima do limite de velocidade.

Foram investidos US $ 88 milhões, cerca de R$ 370 milhões, em câmeras fixas e portáteis, que serão instaladas em 45 pontos em todo o estado. O governo local estima que o programa deverá ser expandindo gradualmente até atingir 135 milhões de verificações de veículos até 2023.

Neste ano, mais de 16.500 pessoas foram capturadas pela polícia usando seu telefone celular ilegalmente. O motorista flagrando com o celular enquanto dirige poderá pagar uma multa de 344 dólares, cerca de R$ 1.445.

Leia também:

Universitários criam carro elétrico que percorre 900 km com uma carga