Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

China permite que empresas lancem chatbots para o público e ações de tecnologia sobem

Ao contrário de outros países, o governo chinês exige que as empresas apresentem avaliações de segurança antes do lançamento

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

Cinco empresas chinesas de tecnologia, incluindo Baidu e SenseTime, lançaram nesta quinta-feira (31) seus chatbots de inteligência artificial ao público após receberem a aprovação do governo, enquanto a China pressiona a ampliação do uso de tais produtos em meio à concorrência com os Estados Unidos.

O Baidu, principal provedor de busca online da China, disse em comunicado que seu chatbot semelhante ao ChatGPT, Ernie Bot, agora está totalmente disponível para o público. Um porta-voz da SenseTime disse à Reuters que seu chatbot, SenseChat, também está “totalmente disponível para atender todos os usuários".


Empresas chinesas precisam de autorização para lançarem produtos de inteligência artificial
Empresas chinesas precisam de autorização para lançarem produtos de inteligência artificial

Três startups de inteligência artificial, Baichuan Intelligent Technology, Zhipu AI e MiniMax, também anunciaram lançamentos públicos semelhantes nesta quinta-feira.

As ações da Baidu e da SenseTime saltaram nas negociações de Hong Kong, ganhando 2,1% e 2,3%, respectivamente.


Ao contrário de outros países, a China exige que as empresas apresentem avaliações de segurança e recebam autorização antes de lançarem produtos para o mercado consumidor.

Leia também

A mídia chinesa informou que um total de 11 empresas receberam aprovações do governo, incluindo a proprietária da TikTok, ByteDance, e a Tencent. Nenhuma das empresas respondeu imediatamente a pedidos de comentários sobre seus planos envolvendo a tecnologia.


Não está claro se o Alibaba recebeu aprovação nesta semana. Mas um porta-voz da Alibaba Cloud disse à Reuters que a empresa concluiu os registros para seu modelo de IA, Tongyi Qianwen, e que o modelo estava aguardando seu lançamento oficial.

O porta-voz também disse que a empresa espera que os reguladores divulguem uma lista de companhias com aprovações na próxima semana.


As aprovações foram amplamente esperadas depois que a China publicou um conjunto de regras provisórias destinadas a regulamentar produtos de inteligência artificial generativa para o público, que entraram em vigor em 15 de agosto.

Inteligência artificial e equipamentos de ponta podem acelerar a construção de edifícios

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.