Chuva com mais de 100 meteoros por hora poderá ser vista neste fim de semana; saiba como
Chamado de Perseidas, o fenômeno terá estrelas cadentes passando pelo céu noturno a mais de 200 mil km/h
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7
Uma chuva de meteoros muito intensa e deslumbrante cortará os céus neste fim de semana (12 e 13 de agosto), e cientistas afirmam que mais de cem estrelas cadentes poderão ser vistas por hora durante o evento.
O fenômeno é chamado de Perseidas e terá essencialmente detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que aparece aproximadamente a cada 20 anos e foi visto pela última vez em 1992.
Os asteroides vão passar a cerca de 200 mil km/h e, logo que entrarem na atmosfera, o ar a sua frente começará a esquentar devido ao atrito. Assim, os menores vaporizam e deixam para trás um rastro brilhante de luz, enquanto os maiores podem "explodir" em bolas de fogo.
De acordo com o Observatório Real de Greenwich, esta chuva é uma das coisas mais belas e marcantes para ver no céu noturno entre julho e agosto e, embora ela atinja o pico neste fim de semana, estará ativa entre 17 de julho e 24 de agosto.
Para ter uma melhor experiência e conseguir ver com mais clareza a chuva, é aconselhado procurar lugares mais quentes e secos, além de um ambiente onde haja pouca poluição luminosa, segundo os astrônomos.
"Isso pode significar sair para o campo, um parque próximo ou até mesmo fazer algo tão simples quanto virar as costas para as lâmpadas da rua se você não puder ir a lugar nenhum", aconselha o observatório.
Leia também
O melhor horário para dar uma olhada na exibição será entre meia-noite e 5h30. Dê aos seus olhos pelo menos 15 minutos de ajuste ao escuro, para que você possa ver os meteoros mais fracos.
Além disso, binóculos e telescópios não serão necessários, pois limitarão o tamanho do céu visível para você.
Conheça sete curiosidades sobre a chuva de meteoros Lirídeos