Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuva de meteoros Perseidas: saiba quando acontece e como observar o fenômeno

Evento ocorre anualmente quando a Terra passa pelos fragmentos do cometa Swift-Tuttle e pode ser observado a olho nu

Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7

Sobreposição de meteoros registrados em três noites anteriores ao pico máximo da chuva Perseidas
Sobreposição de meteoros registrados em três noites anteriores ao pico máximo da chuva Perseidas Sobreposição de meteoros registrados em três noites anteriores ao pico máximo da chuva Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas terá seu pico máximo nesta sexta-feira (12) e no próximo sábado (13), após as 2h30 até o amanhecer de cada noite. O fenômeno ocorre anualmente quando a Terra passa pelos fragmentos do cometa Swift-Tuttle.

De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, o fenômeno tem esse nome pois as chuvas de meteoros estão relacionadas com nomes ou com algum ponto específico de uma constelação. Nesse caso, o nome "Perseidas" foi o escolhido porque os meteoros surgem na constelação de Perseus.

O professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Heller & Jung, explica que, para observar melhor a chuva de meteoros, é preciso olhar para o norte na linha do horizonte, mas as estrelas cadentes poderão ser vistas em todo o céu. "Apenas o radiante de onde entram os meteoros no planeta estará localizado no horizonte", diz o especialista. 

Jung ainda comenta que, tanto na sexta quanto no sábado, as noites prometem não ter muitas nuvens, o que deixa o céu propício à observação dos meteoros. No Sul, por exemplo, a taxa de meteoros prevista é de 40 por hora.

Publicidade

Leia também

Para observar a chuva de meteoros não é preciso nenhum equipamento específico, mas os astrônomos recomendam deitar-se no chão, em um local distante das luzes da cidade.

O que é uma chuva de meteoros?

Segundo Langhi, os meteoros sempre ocorrem e, em todas as noites, é possível vê-los. No entanto, a chuva de meteoros acontece quando é possível enxergar vários meteoros por hora na noite.

Publicidade

O astrônomo conta que isso ocorre porque a Terra, ao girar em volta do Sol, passa por rastros deixados por asteroides ou cometas no espaço. “São partículas pequenininhas, do tamanho de um grão de arroz. Quando elas atingem a atmosfera da Terra, se queimam completamente. Isso são as chuvas”, conclui.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.