Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Cientistas 'acordam' verme desconhecido congelado há 46 mil anos na Sibéria

Os pesquisadores comprovaram que a nova espécie de lombriga é capaz de permanecer estática por dezenas de milhares de anos

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

Cientistas tiveram a brilhante ideia de reviver uma espécie de verme que estava congelada havia cerca de 46 mil anos sob o gelo da Sibéria. Segundo os pesquisadores, os dois vermes — que receberam o nome científico Panagrolaimus kolymaensis — foram encontrados em 2018, numa toca de esquilo fossilizada, abaixo de uma camada de 40 m de gelo.

Após longos estudos, os biólogos — liderados por Teymuras Kurzchalia, do Instituto de Biologia Molecular Max Planck — concluíram que se trata de uma espécie totalmente nova de verme nematoide, lombriga que possui um característico corpo cilíndrico.


Verme foi acordado por cientistas após permanecer intocado por mais de 46 mil anos
Verme foi acordado por cientistas após permanecer intocado por mais de 46 mil anos

O grupo de pesquisa defendeu o retorno dos vermes, uma vez que comprovaram que eles permaneceram em estado de criptobiose — a condição em que os animais permanecem em estado de suspensão metabólica, como uma hibernação ainda mais profunda.

O estudo dos pesquisadores mostrou que essas lombrigas são capazes de permanecer nesse estado por dezenas de milhares de anos.


Leia também

"Nossas descobertas são essenciais para a compreensão dos processos evolutivos, uma vez que os tempos de geração podem variar de dias a milênios", afirmou Philipp Schiffer, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao site do Instituto Max Planck.

"Pois a sobrevivência a longo prazo dos indivíduos de uma espécie pode resultar no ressurgimento de linhagens que, de outra forma, teriam sido extintas", completou o pesquisador.

LEIA ABAIXO: Acharam dois leões de 44 mil anos e pensamos que estivessem vivos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.