Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Verme enviado para o espaço desenvolve segunda cabeça

Experimento foi feito em janeiro de 2015, mas os resultados foram revelados recentemente

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
A cabeça regenerada está na parte de cima da foto. Olhando bem, dá pra ver os olhinhos
A cabeça regenerada está na parte de cima da foto. Olhando bem, dá pra ver os olhinhos

O espaço é um lugar inóspito, ainda muito desconhecido para a raça humana. Um experimento recente da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, enviou alguns vermes para a Estação Espacial Internacional. A microgravidade mudou os vermes de tal forma que, um deles, desenvolveu uma segunda cabeça, com olho e tudo!

O envio dos vermes da espécie Dugesia japonica aconteceu no dia 10 de janeiro de 2015 e passaram cerca de cinco semanas por lá. Nesse tempo, eles tiveram espaço de sobra pra circular sofrendo influências da microgravidade e do campo micro geomagnético. Alguns dos vermes ficaram inteiros mas, em compensação, outros foram amputados, pos a equipe queria ver qual era o poder de regeneração dos bichinhos em um ambiente diferenciado. As planárias foram escolhidas exatamente por ter um regeneramento mais rápido que qualquer outro ser vivo.


O resultado demorou para sair porque os pesquisadores passaram 20 meses estudando os vermes que viajaram e compararam com alguns que passaram o mesmo período na Terra. A equipe de pesquisadores percebeu algumas mudanças entre os vermes: os que foram amputados enquanto estavam na Estação Espacial, desenvolveu uma segunda cabeça no lugar do rabinho retirado.

Além disso, quando os 10 vermes que foram enviados ao espaço entraram em contato com água, eles se curvaram e ficaram paralizados por algumas horas antes de voltarem ao normal. Quando expostas às luz vermelha e azul, os vermes espaciais preferiam passar mais tempo no escuro do que os vermes terrestres.

Os resultados da pesquisa foram divulgados no último dia 13 de junho, na publicação chamada Regeneration.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.