Coronavírus faz agências espaciais adiarem lançamento para Marte
Missão com objetivo de explorar o solo do planeta vermelho e buscar vida fora da Terra deve ocorrer somente em 2022
Tecnologia e Ciência|Do R7 com EFE
A agência espacial russa e a agência espacial europeia, ESA, anunciaram, nesta quinta-feira (12), o adiamento até agosto de 2022. O motivo do adiamento seria a pandemia de coronavírus.
“É uma decisão muito dura, mas tenho certeza de que é adequada”, apontou o diretor-geral da ESA, Jan Wörner, em declaração durante conferência em Paris.
O lançamento do veículo de exploração da segunda missão ExoMars, estava planejado para julho ou agosto deste ano.
Leia também
“Tendo em conta as recomendações dadas pelos órgãos europeus de saúde da Rússia, os funcionários da ExoMars concluíram que precisariam de mais tempo e ensaios para garantir que todos os componentes da nave estejam prontos para a aventura de Marte”, afirmou a ESA.
Além disso, ambos os diretores reconheceram que a fase final das atividades ficou comprometidas pelo agravamento da pandemia de coronavírus nos países europeus.
Em busca de vida
O principal objetivo da missão é determinar se em algum momento houve vida em Marte e compreender a história da água no planeta.
O veículo da ExoMars, que recebeu o nome de Rosalind Franklina, inclui uma furadeira para penetrar o solo do planeta e um laboratório que permite fazer análises para detectar vida.
Wörner explicou que o adiamento obedece a necessidade de ter uma “segurança de 100 em 100” para o lançamento da missão.
Veja também:
Superlua ilumina o céu em diversas partes do mundo. Veja as fotos