Tecnologia e Ciência Dia do Orgulho Nerd: saiba como jogar online com segurança

Dia do Orgulho Nerd: saiba como jogar online com segurança

Jogadores devem sempre checar a confiabilidade do site antes de baixarem determinados conteúdos na internet

Jogadores não devem desativar o antivírus durante os jogos

Jogadores não devem desativar o antivírus durante os jogos

Freepik

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, é celebrado nesta terça-feira (25), e além das comemorações as pessoas devem também ficar atentas com possíveis problemas que podem ter ao tentarem baixar e acessar jogos em dispositivos eletrônicos.

De acordo com a Kaspersky, empresa especialista na área de cibersegurança e privacidade digital, é sempre importante que as pessoas tenham muito cuidado ao baixarem jogos no site de desenvolvedores independentes ou em qualquer endereço desconhecido na internet.

Leia mais: Cientistas dos EUA simulam o nascimento das estrelas em 3D

Isso porque cibercriminosos podem atrair os jogadores para sites falsos e aplicarem o golpe conhecido como phishing, que ocorre quando hackers utilizam links maliciosos muito parecidos com os verdadeiros para roubar dados pessoais ou até mesmo instalar malwares nos dispositivos eletrônicos dos usuários.

Para não correr este tipo de risco, os especialistas da Kaspersky recomendam que as pessoas que receberem o link de um jogo no e-mail ou outras redes sociais nunca devem acessá-lo diretamente, mas sim buscar pelo nome do site no navegador e só então entrar no endereço.

Outra dica é buscar sempre por desenvolvedores e distribuidores que são verificados, dado que muitos sites maliciosos anunciam que estão oferecendo determinado produto antecipadamente para chamar a atenção dos jogadores e atraí-los aos endereços falsos.

Uma vez dentro do site, é de suma importância que os usuários não forneçam informações pessoais que eventualmente podem ser solicitadas, como senhas, CPF e dados relacionados a cartões de crédito.

Leia mais: Vídeo viral da internet é vendido por R$ 4,04 milhões

Os especialistas recomendam também que seja feita a leitura de comentários e avaliações de outras pessoas que já passaram por aquela plataforma para que haja uma certificação de que ela não oferece muito perigo no momento do download.

A Kaspersky ressalta também que alguns jogadores ainda se apegam ao mito de que o antivírus do computador, uma vez ativado, pode afetar negativamente o desempenho do dispositivo. De acordo com testes realizados pela própria empresa, serviços de cibersegurança impactam de 0% a 5,96% os jogos, o que é considerado quase irrelevante para dificultar a jogabilidade dos computadores. 

História da data

O Dia do orgulho Nerd é comemorado sempre no dia 25 de maio por conta do lançamento, no ano de 1997, do filme Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança.

A data também é conhecida por algumas pessoas como o Dia da Toalha. Essa é uma homenagem a Douglas Adams, escritor da série O Guia dos Mochileiros da Galáxia. Adams morreu em 11 de maio de 2001.

Leia mais: Nasa pode ser obrigada a adiar missão que levará mulher à Lua

A explicação pela homenagem ao autor se dá pelo fato de, na série de livros, ele destaca que um mochileiro espacial deve sempre ter uma toalha pois ela pode ser importante em diversas situações, tornando-se um item de sobrevivência para os exploradores e uma das principais marcas de Douglas nas obras publicadas.

Contudo, esse dia só passou mesmo a ser símbolo de celebração em 2006, quando um grupo de geeks espanhóis passou a afirmar que não havia problemas em gostar de filmes, séries e jogos que poucas pessoas são interessadas.

*Estagiário do R7 sob supervião de Thiago Calil

Últimas