Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Elon Musk anuncia compra do Twitter em mensagem na rede social: 'Não fiz pra ganhar dinheiro'

Carta aberta a investidores põe fim a uma longa queda de braço entre o empresário e a direção da plataforma

Tecnologia e Ciência|Do R7

Elon Musk anunciou a compra do Twitter em mensagem publicada na rede social
Elon Musk anunciou a compra do Twitter em mensagem publicada na rede social Elon Musk anunciou a compra do Twitter em mensagem publicada na rede social

O bilionário Elon Musk anunciou nesta quinta-feira (27) que finalmente concluiu o longo processo de compra do Twitter. A mensagem, intitulada "Caros anunciantes do Twitter" e publicada na própria rede social, resume os planos do empresário sobre o negócio.

"A razão pela qual adquiri o Twitter é porque eu acho importante para o futuro da civilização ter um espaço digital comum, em que uma ampla gama de crenças pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência", diz um trecho do anúncio.

"Atualmente, há um grande perigo de que as mídias sociais se fragmentem em câmaras de eco de extrema direita e extrema esquerda, que geram mais ódio e dividem nossa sociedade", diz Musk. "Não fiz porque seria fácil, não fiz para ganhar mais dinheiro."

A confirmação do negócio encerrará de vez uma longa queda de braço entre o bilionário e a direção da rede social. Em abril, Musk fez uma oferta de compra integral da rede social, por 43,4 bilhões de dólares.

Publicidade

Meses depois, porém, Musk anunciou problemas com o negócio, por causa da quantidade de contas falsas e robôs em ação na rede social. O Twitter respondeu com um processo, que obrigaria o bilionário a comprar a rede social segundo o acordo fechado.

Para pedir o encerramendo do processo, o empresário anunciou no início de outubro que honraria sua proposta inicial de compra.

Publicidade

Em um tuíte anterior, publicado na quarta-feira (26), o empresário fez uma brincadeira ao entrar na sede da plataforma: "Entrando na sede do Twitter — let that sink in [a expressão quer dizer algo como "reflitam"]. No vídeo, Musk leva uma pia [sink, em inglês], dando ainda mais camadas ao gracejo.

A Reuters afirmou que Elon Musk já notificou os coinvestidores de que concluirá em definitivo a compra na sexta-feira (28). O prazo é o mesmo estabelecido por uma juíza do tribunal de Delaware, em um processo anterior sobre a negociação.

Publicidade

De acordo com um relatório financeiro divulgado pela Bloomberg News, uma videoconferência vai firmar os detalhes financeiros com os banqueiros que investiram dinheiro no negócio. Ao todo, o negócio custará 46,5 bilhões de dólares R$ 248,36 bilhões), que cobrem os 44 bilhões de dólares do preço de compra, somados aos custos de fechamento. Elon Musk aproveitou também a retomada de negociações para desmentir que demitirá 75% dos funcionários do Twitter.

LEIA ABAIXO: Mais privacidade? Saiba como dificultar a localização de seu perfil no Twitter

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.