Empresa faz teste bem-sucedido e está mais perto do turismo espacial
Centenas de pessoas já compraram pacotes para fazer voos que cruzam a atmosfera e chegam ao espaço por alguns minutos
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A Virgin Galactic, do empresário Richard Branson, realizou um voo teste até o espaço com sucesso nesta quinta-feira (13).
Leia também
O bilionário havia anunciado à rede de TV CNN que até o Natal seria feito um lançamento com a espaçonave que possivelmente levará pessoas comuns para além da atmosfera.
Diferentemente de outros projetos concorrentes, não foi utilizado um foguete tradicional. Os engenheiros desenvolveram um avião que transporta a nave a uma determinada altura, onde ocorre a desacoplagem e a subida em direção ao espaço.
A experiência de ver a Terra por um ângulo privilegiado dura pouco tempo assim como a sensação de estar flutuando. Isso porque a altitude máxima alcançada é de cerca de 80 quilômetros, considerada a fronteira entre a atmosfera e o espaço.
Turismo espacial
Mais de 600 pessoas já compraram um pacote da Virgin Galactic para ir ao espaço, há inclusive brasileiros na fila. O preço para ser astronauta por um dia é de US$ 250 mil, cerca de R$ 950 mil.
Além da empresa de Branson, a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, também estão na disputa para levar o primeiro civil para fora da Terra.
Pelo cronograma de Musk, um turista japonês será levado para uma viagem contornando a Lua em 2022.
Veja também:
Homem ou máquina? Fantasia de robô engana plateia na Rússia