Empresário japonês será primeiro 'turista espacial' de Elon Musk
Yusaku Maezawa comprou todos os lugares na viagem, que parte em 2023, e convidará artistas para darem uma volta ao redor da Lua com ele
Tecnologia e Ciência|Fábio Fleury, do R7
Um empresário e colecionador de arte japonês será o primeiro turista espacial a bordo de um foguete da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O anúncio aconteceu na noite desta segunda-feira (17), nos EUA.
Yusaku Maezawa, 42, é dono de um dos maiores sites de venda de roupas do Japão. Ele comprou todos os assentos disponíveis para a viagem do veículo BFR, da SpaceX, que em 2023 partirá em uma viagem para a Lua, dará uma volta ao redor do satélite e voltará à Terra. A viagem deverá durar uma semana.
Leia também: Viagem ao espaço deverá custar pelo menos 200 mil dólares
Durante o anúncio, Maezawa revelou que pretende convidar de 6 a 8 artistas para acompanhá-lo na viagem. Ele convidará músicos, pintores, diretores de cinema e outros artistas nos próximos anos.
"Quero que eles vão comigo e possam contar o que verão na viagem. Vou convidá-los pessoalmente. Vai ser uma missão perigosa, mas quero que eles possam me acompanhar", disse Maezawa.
Leia também: Agência brasileira levará pessoas ao espaço por US$ 250 mil em 2020
O primeiro turista espacial de Musk será levado ao espaço pelo Big Falcon Rocket (BFR) e irá contornar a Lua antes de retornar à Terra. Até o momento, nenhuma empresa cogitou oferecer viagens tão distantes.
O japonês afirmou que seu sonho seria convidar os cantores Michael Jackson e John Lennon, os pintores Pablo Picasso, Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat e a estilista Coco Chanel, mas como todos já morreram, irá convidar outros.
Tanto Maezawa quanto Musk preferiram não revelar quanto o empresário japonês gastou para reservar os assentos da missão. No entanto, ambos disseram que ele já fez um depósito inicial para financiar a viagem.