Tecnologia e Ciência Empresário japonês será primeiro 'turista espacial' de Elon Musk

Empresário japonês será primeiro 'turista espacial' de Elon Musk

Yusaku Maezawa comprou todos os lugares na viagem, que parte em 2023, e convidará artistas para darem uma volta ao redor da Lua com ele

viagem espacial

Yuasku Maezawa será o primeiro 'turista' a dar a volta na Lua

Yuasku Maezawa será o primeiro 'turista' a dar a volta na Lua

Reprodução via YouTube

Um empresário e colecionador de arte japonês será o primeiro turista espacial a bordo de um foguete da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. O anúncio aconteceu na noite desta segunda-feira (17), nos EUA.

Yusaku Maezawa, 42, é dono de um dos maiores sites de venda de roupas do Japão. Ele comprou todos os assentos disponíveis para a viagem do veículo BFR, da SpaceX, que em 2023 partirá em uma viagem para a Lua, dará uma volta ao redor do satélite e voltará à Terra. A viagem deverá durar uma semana.

Leia também: Viagem ao espaço deverá custar pelo menos 200 mil dólares

Durante o anúncio, Maezawa revelou que pretende convidar de 6 a 8 artistas para acompanhá-lo na viagem. Ele convidará músicos, pintores, diretores de cinema e outros artistas nos próximos anos.

"Quero que eles vão comigo e possam contar o que verão na viagem. Vou convidá-los pessoalmente. Vai ser uma missão perigosa, mas quero que eles possam me acompanhar", disse Maezawa.

Leia também: Agência brasileira levará pessoas ao espaço por US$ 250 mil em 2020

O primeiro turista espacial de Musk será levado ao espaço pelo Big Falcon Rocket (BFR) e irá contornar a Lua antes de retornar à Terra. Até o momento, nenhuma empresa cogitou oferecer viagens tão distantes.

O japonês afirmou que seu sonho seria convidar os cantores Michael Jackson e John Lennon, os pintores Pablo Picasso, Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat e a estilista Coco Chanel, mas como todos já morreram, irá convidar outros.

Tanto Maezawa quanto Musk preferiram não revelar quanto o empresário japonês gastou para reservar os assentos da missão. No entanto, ambos disseram que ele já fez um depósito inicial para financiar a viagem.