Tecnologia e Ciência

Estudo revela local onde últimos mamutes viveram há 4 mil anos

Pesquisadores acreditam que extinção da espécie foi ocasionada pela chegada de seres humanos à ilha remota e por episódios climáticos extremos

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Mamutes-lanoso entraram em extinção a apenas 4 mil anos atrás

Os últimos mamutes-lanoso viveram na ilha de Wrangel, no Oceano Ártico, até entrarem em extinção há 4 mil anos. Essa é a conclusão da pesquisa publicada por uma equipe cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, da Universidade de Tübingen, na Alemanha e da Academia Russa de Ciênciasna e publicada na última edição da revista Quaternary Science Reviews.

Leia também: Ganhador de Nobel se diz cético sobre vida extraterrestre

Os estudiosos reconstruíram, a partir de evidências, o cenário que poderia ter levado à morte os últimos mamutes do planeta Terra. Os pesquisadores acreditam que um dos fatores que levou à extinção desses animais foi a chegada dos seres humanos à ilha remota, além de um habitat isolado e de episódios climáticos extremos.

Durante a Idade do Gelo, cerca de 100 mil a 15 mil anos atrás, os mamutes se espalharam no hemisfério norte, da Espanha ao Alasca. Devido ao aquecimento global, que começou há 15 mil anos, o habitat no norte da Sibéria e no Alasca reduziu.