Facebook anuncia que vai encerrar sistema de reconhecimento facial
Funcionalidade que identifica usuários em vídeos e fotos na plataforma será encerrada, afirmou a empresa em um comunicado
Tecnologia e Ciência|Do R7
O Facebook deixará de usar seu sistema de reconhecimento facial, que permite identificar, desde 2010, pessoas em fotos ou vídeos publicados na rede social, anunciou a empresa nesta terça-feira (2).
Leia também: Facebook anuncia mudança de nome: vai se chamar Meta
A decisão, que ocorre após críticas sobre a privacidade dos usuários da plataforma, "resultará no cancelamento de mais de 1 bilhão de perfis individuais de reconhecimento facial", disse a empresa em um comunicado.
"Há muitas preocupações sobre o lugar que a tecnologia de reconhecimento facial ocupa na sociedade, e os reguladores ainda estão em meio ao processo de criar um conjunto claro de regras que possam reger seu uso", afirma a nota.
"Em meio a essa incerteza constante, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto reduzido de casos", completa.
Ainda não está claro quando as mudanças entrarão em vigor, mas elas serão sentidas amplamente, pois, de acordo com a plataforma, mais de um terço de seus usuários optou por usar o sistema de reconhecimento facial.
O Facebook acaba de mudar o nome de sua empresa matriz para Meta, em um esforço para chamar atenção à sua visão sobre o futuro da realidade virtual, chamada de metaverso, enquanto tenta sair da berlinda de uma série de escândalos.
Os apps do Facebook, Instagram e Whatsapp, que são usados por bilhões de pessoas no mundo, manterão o nome atual após a mudança da marca.