Facebook Papers: rede social deve enfrentar a Justiça americana
Ao menos nove denúncias contra a rede social foram apresentadas à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos
Tecnologia e Ciência|Do R7
Os depoimentos de dois ex-funcionários do Facebook e o vazamento de relatórios internos da rede social neste mês, que mostram que a empresa pôs o lucro acima da saúde dos usuários da rede social, podem levar Mark Zuckerberg e outros executivos do gigante da tecnologia aos tribunais dos Estados Unidos.
A ex-gerente de produto do Facebok Frances Haugen enviou um dossiê à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) com documentos que mostram que a empresa tinha consciência dos malefícios que pode causar aos internautas. Um consórcio de veículos de imprensa também teve acesso aos papéis, batizados de Facebook Papers.
Ao menos nove denúncias contra a rede social foram apresentadas à SEC, que podem revelar que a empresa de Zuckerberg enganou os acionistas vendendo a imagem de que o Facebook apresentava uma ideia positiva ao mundo que era ilusória.
Caso a empresa seja condenada, seus líderes podem sofrer sanções, além de serem obrigados ao pagamento de multas elevadas. Segundo o The New York Times, a SEC se recusou a dizer se um processo já está em vigor contra a rede social.
Ainda de acordo com o veículo norte-americano, provar a culpa da empresa seria complicado, uma vez que a SEC teria que atestar de alguma forma que os executivos do Facebook, como Zuckerberg, esconderam de propósito dos acionistas os malefícios da rede social.
Em entrevista ao canal norte-americano CBS, Frances contou que a rede social está destruindo a sociedade e ajudando a disseminar o ódio.
Leia também
“A versão do Facebook que existe hoje está destruindo nossas sociedades e causando violência étnica em todo o mundo. [...] O Facebook demonstrou várias vezes que prefere os lucros acima da segurança. Está subsidiando, está pagando seus lucros com a nossa segurança.”
Desde que Frances fez as acusações, o Facebook tenta desacreditar a denunciante dizendo que ela não tinha conhecimento dos documentos que divulgou. A empresa ainda afirma que existem outros dossiês que podem desmentir o que a ex-funcionária contou à CBS e enviou à SEC.