Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falha permite que hackers acessem fotos, vídeos e áudios em aplicativos

Especialistas em segurança cibernética identificaram janela de tempo em que arquivos podem ser roubados dos apps WhatsApp e Telegram

Tecnologia e Ciência|Do R7

Roubos de mídia acontecem em curto espaço de tempo
Roubos de mídia acontecem em curto espaço de tempo Roubos de mídia acontecem em curto espaço de tempo

Uma falha de segurança tem permitido que hackers acessem fotos, vídeos e mensagens de voz dos arquivos criptografados dos aplicativos WhatsApp e Telegram. As informações foram divulgadas pelo site da rede de TV australiana Nine News.

De acordo com a publicação, especialistas em segurança cibernética identificaram uma pequena janela de tempo em que arquivos de mídia podem ser roubados e até editados por hackers.

A falha afeta os usuários dos aplicativos caso alguns recursos estejam ativados. "Isso acontece no lapso temporal entre o momento em que os arquivos de mídia recebidos pelos aplicativos são gravados no disco e carregados na interface do usuário do bate-papo para os usuários consumirem", explicaram os pesquisadores à rede de TV australiana.

Ao comentar a “criptografia de ponta” garantida pelos dois aplicativos, os especialistas comentam que o recurso “não será suficiente se houver vulnerabilidades do aplicativo".

Publicidade

Como impedir?

De acordo com a Nine News, a falha constatada pode ser solucionada pelos usuários dos aplicativos ao desabilitar o armazenamento dos arquivos.

Publicidade

No WhatsApp, basta acessar Configurações -> Bate-papos -> Visibilidade de mídia e desativar a configuração de armazenamento de mídia.

Para destravar a opção, os usuários do Telegram devem seguir o caminho: Configurações -> Configurações de bate-papo -> Salvar na galeria e desativar a configuração de armazenamento de mídia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.