Fazendeiro na Turquia testa óculos de realidade virtual em vacas para aumentar produção de leite
Experimento já foi realizado em animais na Rússia e resultou em mais litros do produto por ordenha, mas levanta debate ético
Tecnologia e Ciência|Letícia Sepúlveda, do R7
Um fazendeiro na Turquia decidiu colocar óculos de realidade virtual em suas vacas para testar se elas produziriam mais leite se acreditarem que estão em um ambiente natural e agradável, quando na verdade estão no local onde é realizada a ordenha. Izzet Kocak teve a ideia depois que a estratégia foi testada em vacas na Rússia.
Em entrevista à agência de notícias turca Anadolu Ajansi, o fazendeiro contou que primeiro experimentou usar o equipamento em dois animais por cerca de 10 dias. Então, constatou um aumento na qualidade e na quantidade de leite produzido.
Segundo uma estimativa do fazendeiro turco, o uso da tecnologia fez a produção diária de leite passar de 22 para 27 litros entre os animais que utilizaram os óculos.
O equipamento usado foi desenvolvido por veterinários. Após o sucesso do experimento, Izzet Kocak pretende comprar mais 10 unidades de Moscou para usar em seus rebanho de vacas leiteiras.
Entretanto, a estratégia levanta questões éticas, já que o aumento da produção de leite ocorre porque as vacas não têm percepção do seu mundo real.