Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Fóssil de aranha encontrado em pedreira tem mais 310 milhões de anos

Resto de animal pré-histórico foi doado ao Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, e foi descrito em artigo científico

Tecnologia e Ciência|Do R7

Fóssil de aranha encontrado em pedreira na Alemanha tem mais de 310 milhões de anos
Fóssil de aranha encontrado em pedreira na Alemanha tem mais de 310 milhões de anos

Há quatro anos, o pesquisador Tim Wolterbeek, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, encontrou o fóssil de uma aranha em uma pedreira nos arredores da montanha de Piesberg, na Alemanha. Para melhor análise dos restos do animal pré-histórico, ele deixou o achado com Jason Dunlop, do Museu de História Natural de Berlim.

O especialista em aracnídeos descobriu então ter em mãos a aranha mais antiga já encontrada na Alemanha, com idade aproximada entre 310 milhões e 315 milhões de anos.

Leia também

"Provavelmente tinha um comprimento de corpo de cerca de 1 cm e uma envergadura de cerca de 4 cm. Está bem preservada para mostrar detalhes das fiandeiras produtoras de seda e até pelos e garras nas pernas", escreveu Dunlop, em artigo publicado na publicação acadêmica The Paleontological Journal.

Aranhas do período carbonífero, como essa, são extremamente raras de serem encontradas, explica um comunicado sobre a pesquisa. Apenas 12 espécies com essa idade já foram registradas, na França, República Tcheca, Polônia e EUA.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Ela foi batizada de Arthrolycosa wolterbeeki, sendo o segundo nome uma homemagem ao descobridor do fóssil.

Isso porque as ramificações do gênero em questão só ocorreriam na era seguinte à Paleozoica (na qual consta o período carbonífero), a Mesozoica.

Nova tecnologia promete pôr fim à matança anual de 7 bilhões de pintinhos machos recém-nascidos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.