Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fóssil de baleia de quatro patas é descoberto no Egito

Nova espécie anfíbia do animal media mais de três metros e pesava cerca de 600 quilos de acordo com pesquisadores

Tecnologia e Ciência|

Baleia quadrúpede pesava cerca de 600 quilos e tinha aproximadamente três metros
Baleia quadrúpede pesava cerca de 600 quilos e tinha aproximadamente três metros Baleia quadrúpede pesava cerca de 600 quilos e tinha aproximadamente três metros

Arqueólogos egípcios descobriram o fóssil de uma nova espécie de baleia-anfíbia que vagava pelas águas há 43 milhões de anos em Fayum, ao sul do Cairo — informou um membro da equipe.

"Trata-se de uma espécie desconhecida" para os cientistas, disse o professor de paleontologia Hicham Salam, membro da equipe que descobriu o fóssil.

"É a primeira vez que uma equipe de pesquisa árabe — e, particularmente, egípcia — informa uma descoberta desse tipo", acrescentou, em declarações à televisão na noite de quinta-feira (26).

A nova espécie de baleia media mais de três metros e pesava cerca de 600 quilos. Foi batizada de "Fioumicetus anubis", nome derivado do local onde foi descoberta, Fayum, e do deus Anúbis, uma das mais antigas divindades egípcias.

Publicidade

Em nota publicada na quarta-feira (25), o Ministério do Meio Ambiente afirmou que essa espécie de baleia "era a mais feroz e a mais antiga da África".

Leia mais: Cérebro adaptado ajudou aves pré-históricas a sobreviver à extinção

Publicidade

"A baleia tinha a capacidade de andar por terra e nadar no mar" e era "um grande predador com poderosas mandíbulas", acrescentou o Ministério, explicando que esta descoberta é um testemunho da evolução dessa espécie.

Na região de Fayum, que há milhões de anos era coberta pelas águas, fica o chamado Vale das Baleias, que contém restos de fósseis "inestimáveis", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.