Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golfinho com deformidades que parecem polegares surpreende cientistas: 'Primeira vez que vimos'

Característica do animal, que vive no golfo de Corinto, na Grécia, deriva provavelmente de defeito genético, dizem especialistas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Um golfinho com deformidades nas duas nadadeiras intrigou cientistas do Instituto de Pesquisa de Cetáceos Pelagos, que atua no golfo de Corinto, na Grécia. Isso porque as estruturas registradas pela equipe são semelhantes a polegares, os dedos das mãos mais importantes dos hominídeos — família da qual fazemos parte.

O animal foi avistado em duas oportunidades durante o verão no Hemisfério Norte. Em ambas, ele acompanhou normalmente o grupo do qual fazia parte "nadando, saltando, andando de proa [e] brincando", descreveu Alexandros Frantzis, coordenador científico e presidente da organização citada acima, conforme reportado pelo site Live Science.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

"Foi a primeira vez que vimos essa morfologia surpreendente das nadadeiras, em 30 anos de pesquisas em mar aberto", acrescentou.

Deformidade em nadadeiras de golfinho lembra polegares
Deformidade em nadadeiras de golfinho lembra polegares Deformidade em nadadeiras de golfinho lembra polegares

O golfo de Corinto é lar de diversas espécies de golfinhos, como os comuns (Delphinus delphis), de Risso (Grampus griseus) e listrados (Stenella coeruleoalba) — grupo ao qual pertence o golfinho com "polegares".

Publicidade

Segundo Frantzis, as estruturas incomuns não parecem derivar de alguma doença, mas, sim, da "expressão de alguns genes raros e irregulares", que surgiram devido ao cruzamento constante entre indivíduos.

Hipótese reforçada por Lisa Cooper, professora de anatomia e neurobiologia de mamíferos, da Northeast Ohio Medical University. "Dado que o defeito está nas nadadeiras esquerda e direita, é provavelmente o resultado de um programa genético alterado, que esculpe a nadadeira durante o desenvolvimento do filhote", afirmou.

Israel X Hamas, Larissa Manoela e Fake Natty: Google revela termos mais buscados no Brasil em 2023

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.