Golpe de WhatsApp oferece maquiagem gratuita e atinge 500 mil
Link em mensagens exige que usuários baixem app malicioso
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Um golpe que circula pelo WhatsApp promete gratuitamente maquiagens da linha Make B, de O Boticário, para induzir usuários a clicarem em links maliciosos. Como consequência, internautas acabam baixando apps de criminosos e se cadastram em serviços que enviam SMS a cobrar.
Um levantamento inicial da PSafe, especializada em técnicas de segurança digital, informa que cerca de meio milhão de pessoas clicaram nos links fornecidos pelas mensagens.
A mensagem afirma que O Boticário fará uma grande campanha de divulgação de seu Lápis Delineador Make B e dará gratuitamente 1 milhão de unidades do cosmético e fornece um link para o usuário se cadastrar, afirmando que homens também podem participar.
No link, uma falsa página de pesquisa faz perguntas ao usuário e depois exige que ele envie a mensagem para outras 10 pessoas, e depois ainda baixe apps com malware ou cadastre o número em um serviço de SMS.
Em setembro, um golpe similar prometia um cupom de desconto de R$ 150, também de O Botciário e também fazia as mesmas exigências.
Pesquisas da PSafe destacam que esse golpe tipo de golpe por mensagens em comunicadores instantâneos aumentaram quase 188% do primeiro para o segundo trimestre de 2017, no Brasil. No WhatsApp, ataques de pishing (com links maliciosos) aumentaram 930% no mesmo período, saltando de 2 milhões para mais de 21 milhões de detecções feitas pela empresa.
A PSafe destaca que deteca cerca de 1 milhão de links maliciosos por dia no Brasil.