Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google anuncia medidas para proteger crianças no YouTube

Vídeos trazem personagens infantis em situações perturbadoras

Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7

Personagens infantis são utilizados em vídeos inapropriados
Personagens infantis são utilizados em vídeos inapropriados Personagens infantis são utilizados em vídeos inapropriados

O Google está tomando iniciativas para aumentar a segurança de crianças após vídeos com conteúdo impróprio chegarem ao YouTube Kids. Nos últimos meses, a plataforma de vídeos voltada para os pequenos sofreu diversas críticas e denúncias da mídia especializada por conta da presença de vídeos com conteúdo assustador ou estranho a essa faixa etária.

Em uma dessas produções denunciadas, a personagem Peppa Pig é torturada no dentista. Em outros vídeos, há a presença de armas, atropelamentos e outros tipos de violência usando personagens da Disney, Marvel e outras empresas.

De acordo com o site Mashable, o YouTube mudou sua política em agosto para restringir o uso de personagens famosos, como Elsa (Frozen) e Homem-Aranha. Esse tipo de conteúdo não pode utilizar anúncios para ser rentabilizado - o que desmotivaria sua criação.

Agora, esse tipo de conteúdo sinalizado para adultos no aplicativo principal será bloqueado no YouTube Kids. A nova política de serviço do YouTube, atualizada nesta quinta-feira (9), vai aplicar restrições a conteúdo que faça "uso inapropriado de personagens de entretenimento familiar".

Publicidade

Leia também

O serviço de vídeos também irá avaliar os seguintes critérios: linguagem vulgar, violência e imagens perturbadoras, nudez e conteúdo sexualmente sugestivo, retrato de atividades perigosas ou prejudiciais.

A empresa ainda promete utilizar inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning, em inglês) para prevenir o acesso a conteúdo danoso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.