Google Fotos ganha recurso de reconhecimento facial
Nova ferramenta vai facilitar na organização do aplicativo
Tecnologia e Ciência|Do R7

A partir desta quinta-feira (29), os usuário brasileiros do Google Fotos poderão ativar o recurso de agrupamento de rostos para organizar suas imagens. O recurso utiliza um poderoso algoritmo para identificar as características faciais de quem está nas fotos e agrupar as imagens com rostos semelhantes.
Os usuários poderão criar rótulos para marcar os rostos de quem aparece em muitas fotos, como costuma acontecer com familiares, amigos ou os próprios usuários.
Se o usuário criar, por exemplo, um marcador chamado “Eu”,todas as imagens em que você aparecer serão agrupadas sob esse rótulo, o que facilita bastante na hora de buscar uma foto específica.
O algoritmo, porém, não reconhece uma pessoa específica, ele apenas agrupa rostos que tem características iguais. Somente o usuário consegue ver os agrupamentos feitos a partir de seu acervo e os nomes que ele atribuiu para cada grupo de fotos.
Para usar o novo recurso, é necessário instalar a versão 1.8 do aplicativo, que já foi liberada no Google Play. Depois, basta ir em “Configurações” e ativar o “Agrupamento de rostos”.
A novidade já está disponível no aplicativo Android e, em breve, estará na versão web do Fotos. O app para iOS será liberado até o fim da próxima semana.











