Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Google lança novo celular Pixel 6a, Android 13 e fone sem fio com rastreador

Durante o Google I/O, o gigante da tecnologia também apresentou o Pixel Watch e novidades no buscador da empresa

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

Pixel 6a foi um dos lançamentos mais aguardados do Google I/O
Pixel 6a foi um dos lançamentos mais aguardados do Google I/O Pixel 6a foi um dos lançamentos mais aguardados do Google I/O

O Google I/O 2022, evento do gigante da tecnologia para desenvolvedores, apresentou nesta quarta-feira (11) grandes novidades da empresa para os próximos meses. Entre os lançamentos, a empresa divulgou o novo celular Pixel 6a e o revolucionário fone sem fio Pixel Buds Pro.

O Pixel 6a chega ao mercado como a versão de entrada dos irmãos mais robustos Pixel 6 e Pixel 6 Pro. Com design parecido com o de outros modelos da linha, o Pixel 6a contará com tela de 6,1 polegadas, câmeras traseiras de 12 MP e lente ultrawide.

O modelo mais humilde da linha Pixel 6, porém, contará com o mesmo processador do restante da geração — o Google Tensor. A empresa também resolveu padronizar o chip de segurança nos três celulares da linha.

O aparelho com tecnologia 5G estará disponível em três cores e tem preço sugerido de 499 dólares (R$ 2.560). O modelo pode ser encomendado a partir do dia 21 julho e chegará às lojas físicas na semana seguinte. Ainda não há nenhuma informação sobre comercialização oficial do produto no Brasil.

Publicidade

Pixel 7, Pixel Watch, Pixel Tablet e óculos revolucionários

Fone Pixel Buds Pro terá rastreador

Pixel Buds Pro estará disponível em quatro cores
Pixel Buds Pro estará disponível em quatro cores Pixel Buds Pro estará disponível em quatro cores

O anúncio do fone sem fio Pixel Buds Pro foi um dos pontos altos do evento. O acessório contará com um poderoso cancelador de ruídos e mecanismos de supressão de barulho que prometem ajudar aqueles que usam fones sem fio em ligações ou para mandar áudios.

Sem dúvida, a grande cartada do Pixel Buds Pro será o localizador embutido. Segundo o Google, será possível rastrear o fone em caso de perda ou roubo, mesmo que os dois lados do aparelho não estejam próximos.

Publicidade

Com design discreto, o fone conta com autonomia de até 11 horas e poderá ser conectado simultaneamente a diferentes aparelhos, ou seja, poderá ser usado no celular e no computador ao mesmo tempo.

Disponível em quatro cores, o Pixel Buds Pro tem preço sugerido de 199 dólares (R$ 1.021). Assim como o Pixel 6a, poderá ser encomendado a partir do dia 21 de julho. Também não há nenhuma informação sobre venda oficial do produto no Brasil. 

Publicidade
Com design parecido com o dos irmãos mais velhos, Pixel 7 chegará ao mercado a partir de setembro
Com design parecido com o dos irmãos mais velhos, Pixel 7 chegará ao mercado a partir de setembro Com design parecido com o dos irmãos mais velhos, Pixel 7 chegará ao mercado a partir de setembro

O Google também usou o evento para divulgar pequenos detalhes de futuros lançamentos, como a nova geração de celular da empresa, o Pixel 7. Nas versões padrão e Pro, o aparelho contará com três câmeras traseiras e design similar ao do Pixel 6.

O celular virá equipado com a nova versão do Google Tensor, anunciado com muita festa e destaque durante o evento. A previsão é que o Pixel 7 e o Pixel 7 Pro cheguem ao mercado a partir de setembro.

Junto do novo celular do Google, será lançado o Pixel Watch. Buscando fortalecer sua presença nos mercados de relógios inteligentes, o gigante da tecnologia chega com o acessório que promete uma navegação mais fluida e uma experiência de apresentação de notificações mais agradável.

Os aplicativos nativos do Google terão destaque no acessório. No evento, a empresa focou constantemente a integração entre todos os dispositivos da marca. O relógio também deve possuir a tecnologia de aproximação NFC via Google Wallet.

Em 2023, o Google também pretende pôr no mercado o novo Pixel Tablet, equipado com o processador Google Tensor.

No fim da apresentação, o Google mostrou um protótipo de óculos que promete legendar conversas entre pessoas de diferentes línguas — inclusive linguagem de sinais — na lente do acessório. Em uma pequena demonstração, as pessoas que tiveram a oportunidade de testar o aparelho se mostraram encantadas com a tecnologia.

Android 13

Novo Android 13 tem novidades na área de pagamento por aproximação
Novo Android 13 tem novidades na área de pagamento por aproximação Novo Android 13 tem novidades na área de pagamento por aproximação

O Android 13 terá os ícones dos aplicativos com as cores similares às do papel de parede do celular, dando uma perspectiva mais limpa à tela inicial dos aparelhos com o sistema operacional desenvolvido pelo Google. A nova versão do Android também buscará uma maior integração entre diferentes devices, como celular, tablet e relógios inteligentes.

Um dos destaques da apresentação do Android 13 foi o Google Wallet, que promete aposentar as carteiras físicas. No aplicativo, será possível guardar cartões de crédito, documentos de identidade e comprovantes de vacinação, e até cadastrar digitalmente a chave de carros, o que permitirá ligar o veículo apenas com o celular via tecnologia de aproximação NFC.

De acordo com o Google, a versão beta do Android 13 estará disponível a partir de hoje para aqueles que queiram ajudar no desenvolvimento da nova versão do sistema operacional.

Outras novidades

O tradutor do Google ganhará 24 novas línguas, incluindo o guarani
O tradutor do Google ganhará 24 novas línguas, incluindo o guarani O tradutor do Google ganhará 24 novas línguas, incluindo o guarani

Uma das grandes novidades do Google na apresentação desta quarta-feira foi o My Ad Center. A ferramenta permitirá que os usuários adaptem as sugestões de conteúdo sugerido em sites como o YouTube. O serviço também permitirá aos internautas definir quais tipos de anúncio eles querem que apareça mais ou menos.

Quanto às buscas, a empresa declarou que dá um passo importante na área de proteção de dados. Os usuários poderão remover dados pessoais, como telefone e email, da base de pesquisa do Google.

A guerra na Ucrânia foi citada em diversos momentos do Google I/O 2022. A empresa usou o confronto no Leste Europeu para introduzir as capacidades da companhia no desenvolvimento de tecnologias para a proteção de dados, além de serviços que ajudam os ucranianos durante a guerra.

O gigante da tecnologia também introduziu a inteligência artificial LaMDA — um assistente que criará uma espécie de diálogo com o usuário para ajudá-lo a pensar, por exemplo, sobre seus desejos.

Um dos exemplos dados pela empresa para explicar o LaMDA foi a criação de um jardim: o aplicativo dá dicas sobre o que plantar. Além de realizar perguntas-chave ao usuário, como clima da região e tamanho da área para plantio, a inteligência artificial faz uma série de questionamentos para que o usuário tenha sucesso na criação de sua horta.

A empresa também anunciou novidades para o Google Nest Hub Max, o assistente pessoal da marca. Agora o usuário poderá pedir ajuda ao aparelho sem dizer o famoso “Hey Google” – precisará apenas olhar para a câmera do device antes de realizar o seu pedido.

De acordo com a companhia, o objetivo dessa atualização é tornar a interação entre humanos e máquinas mais natural, apenas com o contato visual.

Ainda segundo o Google, a marca busca maneiras de tornar a conversa entre usuários e o assistente pessoal da marca mais fluida, sem que a pessoa tenha que refletir sobre como pedirá ajuda para que o equipamento entenda.

O Google, que nasceu apenas como um buscador, trouxe novidades para a área raiz da empresa. O multisearch (multipesquisa, em tradução livre) será capaz de ajudar os usuários a encontrar, por exemplo, pratos que eles nem sequer sabem como se chamam.

Com o auxílio de uma foto e da busca da expressão “perto de mim”, o Google promete mostrar os restaurantes próximos que possuem aquele prato no cardápio. O mecanismo também poderá ajudar na pesquisa por outros tipos de produto na internet.

Ainda na área das buscas, o Google desenvolveu uma ferramenta que ajudará em pesquisas baseadas no tom de pele das pessoas, como dicas para maquiagem. O usuário poderá escolher o tom que entende ser mais adequado no Google Imagens, para que fotos de pessoas com cor de pele similar apareçam para ele.

A área do Docs não ficou de fora da apresentação do Google. A empresa anunciou uma nova ferramenta que criará um índice automático para longos documentos, facilitando a leitura para os usuários. O Meet, ferramenta de chamada de vídeos da empresa, também contará com correção de brilho automático, o que permitirá que pessoas em lugares muito claros ou escuros apareçam com maior facilidade do outro lado da tela.

O Google também anunciou a inclusão de 24 novas línguas à função de tradução da empresa, o Google Translate. A atualização traz o conhecido guarani e línguas indígenas norte-americanas. O gigante da tecnologia ainda trouxe novidades ao Maps, com os novos mapas 3D das cidades ao redor do mundo, com uma promessa de maior imersão do usuário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.