Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hóspede encontra câmera escondida em quarto e mostra como se proteger do golpe

Dispositivo espião estava localizada em relógio na frente da cama. Cliente abriu reclamação em site de hospedagem

Tecnologia e Ciência|Do R7

A câmera espiã era de um suposto
relógio digital
A câmera espiã era de um suposto relógio digital A câmera espiã era de um suposto relógio digital

Um hóspede descobriu uma câmera espiã escondida em uma apartamento em Campinas, no estado de São Paulo, alugado pelo famoso site de hospedagem Airbnb. Ele expôs o caso em um vídeo compartilhado no Instagram e TikTok, onde mostra a câmera.

As imagens compartilhadas pelo publicitário Mateus Bandeira, de 28 anos, viralizaram pela internet. A câmera escondida descoberta por ele estava localizada em uma estante na frente da cama do quarto.

A dispositivo espião estava no relógio digital do apartamento. Mateus pesquisou o equipamento, que é vendido na internet com o nome "Relógio Espião Câmera Full Hd Visão Noturna Sensor de Movimento".

As imagens feitas de forma ilegal podem acabar sendo vendidas na internet ou usadas para extorquir as vítimas. Por isso, Mateus realizou uma reclamção no site de hospedagem, que atendeu o hóspede e afirma que irá tomar as medidas cabíveis.

Publicidade

O caso do publicitário fez com que surgissem outros relatos de hóspedes com relatos parecidos, mostrando como o golpe é bastante comum. A situação deixou as pessoas preocupadas com a possibilidade de já terem tido a privacidade invadida ou que isso aconteça no futuro.

Uma das formas de identificar uma câmera escondida é através de uma lanterna ou luz do celular. A luz irá refletir nas lentes da câmera, então é possível enxergar com bastante facilidade o dispositivo oculto, principalmente em aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos.

Publicidade

Outra dica é olhar por todo o local da hospedagem, seja em hotéis ou residências alugadas, para identificar as clássicas câmeras no canto dos ambientes ou até alguma escondida no meio dos móveis.

Essas são as formas mais fáceis de encontrar as câmeras, mas, caso o hóspede ainda esteja preocupado com a possibilidade de um dispositivo escondido, é possível utilizar um detector de radiofrequência — uma maneira menos viável.

Publicidade

Se a câmera estiver conectada por Bluetooth ou Wi-Fi, o detector é capaz de encontrar os sinais de radiofrenquência. Apesar disso, se a câmera estiver apenas gravando, mas sem transmitir as imagens em tempo real, o detector não será capaz de encontrar o dispositivo de filmagem.

E sim, câmeras são permitidas segundo o regulamento do Airbnb, contanto é responsabilidade e obrigação do anfitrião que os hóspedes tenham conhecimento dos dispositivos de vigilância e onde eles se localizam. No caso de quartos e banheiros, esses dispositivos são completamente proibidos pela empresa. 

Se você for uma vítima dessa ilegalidade, é preciso entrar em contato imediatamente com a empresa e também realizar um boletim de ocorrência na polícia local.

LEIA TAMBÉM: Menor câmera do mundo tem só 0,57 mm de comprimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.