Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inteligência artificial do Google, Bard dá informações imprecisas em propaganda

Em primeiro anúncio no Twitter, chatbot da empresa afirmou que o telescópio James Webb tirou as primeiras fotos de exoplanetas

Tecnologia e Ciência|

Empresa anunciou que vai apostar alto em inteligência artificial
Empresa anunciou que vai apostar alto em inteligência artificial Empresa anunciou que vai apostar alto em inteligência artificial

O Google publicou um anúncio online no qual seu tão esperado chatbot de inteligência artificial Bard fornece uma resposta imprecisa.

O gigante da tecnologia postou um pequeno vídeo GIF do Bard em ação via Twitter, no qual descreve o chatbot como uma "plataforma para curiosidade" que ajudará a simplificar tópicos complexos.

No anúncio, Bard recebe a pergunta: "Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?".

Bard dá várias respostas, incluindo uma que sugere que o telescópio foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do Sistema Solar. Isso é impreciso.

Continua após a publicidade

As primeiras fotos de exoplanetas (assim chamados os planetas fora do Sistema Solar) foram tiradas pelo Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory, em 2004, conforme confirmado pela Nasa.

O erro foi detectado horas antes de o Google organizar um evento de lançamento para o Bard em Paris, no qual o executivo sênior Prabhakar Raghavan prometeu que a tecnologia pode ser usada para interação com as informações de maneiras novas.

Continua após a publicidade

Raghavan apresentou Bard nesta quarta-feira (8) como o futuro da empresa e disse aos membros da plateia que, ao usar inteligência artificial generativa, "o único limite para a pesquisa será sua imaginação".

O evento aconteceu um dia depois que a Microsoft revelou planos para integrar seu chatbot de inteligência artificial ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing e outros produtos.

Continua após a publicidade

O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

LEIA ABAIXO: 'Cemitério' do Google relembra apps e produtos que já se foram

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.