Jovem diz que hackeou mais de 25 carros da Tesla remotamente
David Colombo, de 19 anos, afirma ter conseguido desabilitar o modo de segurança, abrir portas e janelas e até ligar os veículos
Tecnologia e Ciência|Do R7
David Colombo, um pesquisador de segurança digital de 19 anos, anunciou, na última terça-feira (11), que conseguiu hackear remotamente mais de 25 carros da Tesla em 13 países devido a uma falha de software.
O adolescente contou em uma série de tuítes que conseguiu desabilitar o modo de segurança dos carros, abrir portas e janelas e até ligar os veículos sem a chave. Ele também conseguiu consultar a localização exata dos carros e verificar se um motorista estava próximo.
O jovem afirmou, no entanto, que não conseguiria dirigir os automóveis remotamente, mas seria capaz de colocar uma música no volume máximo ou ligar as luzes.
Segundo ele, a falha não é uma vulnerabilidade na infraestrutura da Tesla, mas uma má conduta dos donos dos carros. Colombo não explicou em detalhes a vulnerabilidade do software, mas destacou que apenas um número pequenos de proprietários foi afetado.
Leia também
Na publicação, o adolescente disse que a equipe de segurança da Tesla está investigando o caso e vai avisá-lo sobre atualizações. De acordo com ele, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos o informou de que a vulnerabilidade de segurança que encontrou é válida.
O aplicativo TezLab publicou no Twitter nesta quarta-feira (12) que houve uma expiração simultânea de vários tokens de autenticação da Tesla. A empresa afirmou que isso parece ter ocorrido após acelerar a transição de uma versão específica dos dispositivos.