Tecnologia e Ciência Katalin Karikó e Drew Weissman vencem o Nobel de Medicina por vacina de RNA mensageiro

Katalin Karikó e Drew Weissman vencem o Nobel de Medicina por vacina de RNA mensageiro

Pesquisa da húngara e do norte-americano abriu caminho para a criação da vacina contra a Covid-19

Os pesquisadores Katalin Karikó e Drew Weissman

Os pesquisadores Katalin Karikó e Drew Weissman

ANNA WEBBER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP - 15.04.2023

A bioquímica húngara Katalin Karikó e o pesquisador americano Drew Weissman foram anunciados nesta segunda-feira (2) como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2023 por seus trabalhos sobre RNA mensageiro (RNAm), que abriram o caminho para o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

Os cientistas, que estavam na lista de favoritos, foram premiados por "suas descobertas sobre as modificações das bases nucleicas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNAm eficazes contra a Covid-19", afirmou o júri.

"Os vencedores contribuíram para o desenvolvimento a um ritmo sem precedentes de uma vacina durante uma das maiores ameaças para a saúde da humanidade nos tempos modernos", acrescentou.

Karikó e Weissman receberão um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de quase US$ 1 milhão (quase R$ 5 milhões) das mãos do rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, em uma cerimônia solene em Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel (1833-1896), que criou o prêmio em seu testamento.

No ano passado, o Nobel de Medicina foi atribuído ao sueco Svante Pääbo pelo desenvolvimento da paleogenética e suas descobertas sobre a evolução humana.

Pääbo, filho de um bioquímico também premiado com o Nobel, trabalhou no sequenciamento do genoma dos neandertais e descobriu que compartilhamos parte de nossos genes com esse hominídeo extinto.

A temporada do Nobel continuará na terça-feira (3) com o prêmio de Física e na quarta-feira (4) com o prêmio de Química.

Na quinta-feira (5) será anunciado o vencedor do prêmio de Literatura e na sexta-feira (6), em Oslo, será revelado o Nobel da Paz.

O prêmio Nobel de Economia, criado em 1969 por iniciativa do Banco Central da Suécia, encerra a temporada no dia 9 de outubro.

Últimas