China constrói o maior e mais profundo laboratório subterrâneo para estudar matéria escura
O local foi feito a 2.400 m de profundidade para que os raios cósmicos vindos do espaço não interfiram nas pesquisas
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges, R7*
A China construiu o laboratório subterrâneo mais profundo do mundo, localizado a 2.400 metros abaixo da superfície. Ele está sendo utilizado pelos cientistas para estudar a substância invisível conhecida como matéria escura.
O Durf (Deep Underground and Ultra-low Radiation Background Facility for Frontier Physics Experiments), localizado sob a montanha Jinping, na província de Liangshan Yi, foi projetado para facilitar a investigação das mais diversas vertentes da física.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ele fornece supostamente o espaço mais limpo do mundo para pesquisas de física de partículas, astrofísica nuclear e ciências da vida. Isso ocorre devido a sua profundidade, que ajuda a bloquear a maioria dos raios cósmicos que normalmente interferem na observação desses fenômenos.
Com uma capacidade total de 330 mil metros cúbicos, o Durf é também o maior laboratório subterrâneo do mundo, tendo quase o dobro do tamanho do Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália.
Segundo o site Oddity Central, os planos agora são para que o local se torne uma referência nos estudos sobre matéria escura, que compõe cerca de 27% de todo o nosso Universo, e que cientistas do mundo todo queiram trabalhar lá.
Toda a Via Láctea tem peso equivalente a 1,5 trilhão de sóis. Entenda: