Tecnologia e Ciência Meta viola regras europeias de privacidade de dados, diz regulador da Noruega

Meta viola regras europeias de privacidade de dados, diz regulador da Noruega

Autoridades do país aplicaram uma multa de R$ 460 mil diários pelos próximos três meses à empresa

Reuters - Tecnologia

A Meta Platforms viola as regras europeias de privacidade de dados na Noruega, disse o regulador do país a um tribunal nesta quarta-feira (23), num caso que pode ter implicações mais amplas na região.

A companhia foi multada em 1 milhão de coroas (R$ 460 mil, no câmbio atual) por dia desde 14 de agosto por violar a privacidade dos usuários ao coletar seus dados e usá-los para direcionar publicidade a eles.

Meta foi multada por coletar dados e gerar publicidade com eles

Meta foi multada por coletar dados e gerar publicidade com eles

REUTERS/Dado Ruvic

A dona do Facebook e do Instagram tenta uma liminar contra a ordem, que impõe multa diária pelos próximos três meses.

A multa é válida porque a empresa não respeita o Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), disse Hanne Inger Bjurstroem Jahren, advogada que representa o regulador Datatilsynet.

"Não há discussão sobre se a companhia está violando essas regras... Hoje a Meta viola as regras do GDPR", disse ela ao tribunal, no último dia de uma audiência de dois dias.

A Meta disse ao tribunal nesta terça-feira (22) que já havia se comprometido a pedir o consentimento dos usuários e que a Datatilsynet utilizou um "processo acelerado" que era desnecessário e não deu à empresa tempo suficiente para responder.

O regulador disse que não estava claro quando e como a Meta buscaria o consentimento dos usuários e que, entretanto, os direitos deles estavam sendo violados.

A Datatilsynet poderá tornar a multa permanente, remetendo a sua decisão ao Conselho Europeu de Proteção de Dados, que tem poderes para isso, se concordar com a opinião do regulador.

A sentença também poderia alargar o âmbito territorial do decreto para o resto da Europa. A Datatilsynet ainda não havia dado esse passo.

A Noruega não é membro da União Europeia, mas faz parte do mercado único europeu.

Saiba como ter mais privacidade em seu perfil no Facebook

Últimas