Microplásticos são detectados em nuvens sobre o Monte Fuji e o Monte Oyama, no Japão
Pesquisadores descobriram nove tipos de polímero e um de borracha suspensos na névoa que cobre o topo das montanhas
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um estudo publicado no periódico científico Environmental Chemistry Letters revelou a presença de microplásticos nas nuvens que cobrem o topo dos montes Fuji e Oyama, no Japão. Ao todo, foram identificados nove tipos de polímero e um de borracha nas amostras de água coletadas pelos pesquisadores da Universidade de Waseda.
As propriedades físicas e químicas das estruturas foram analisadas em laboratório e detalhadas por meio de imagens de computador. A cada litro de água, foram identificados entre 6,7 e 13,9 pedaços de plástico, com tamanhos entre 7,1 micrômetros a 94,6 micrômetros.
Outro aspecto preocupante do levantamento diz respeito à abundância de polímeros com capacidade de capturar e reter líquidos — chamados de hidrofílicos. Isso porque a radiação UV do Sol quebra as ligações dessas estruturas, que liberam gases tóxicos que contribuem para o efeito estufa.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Até onde sabemos, esse é o primeiro relatório sobre microplásticos transportados pelo ar por meio de nuvens", escreveram os autores da pesquisa.
Hiroshi Okochi, líder do estudo, aproveitou a oportunidade para emitir um alerta, conforme reportado pelo tabloide New York Post: "Se a questão da 'poluição atmosférica por plásticos' não for abordada de forma proativa, as alterações climáticas e os riscos ecológicos podem tornar-se uma realidade, causando danos ambientais irreversíveis e graves no futuro".
Estudo mostra que o fundo do mar está acumulando lixo plástico