Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Mulher é hospitalizada após ser alvo de 'desafio do balde' do TikTok

A americana fazia compras no mercado quando foi vítima de uma 'pegadinha' de quatro jovens que desencadeou problema cardíaco

Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7

Lana Clay-Monaghan foi vítima de suposto 'desafio do balde'
Lana Clay-Monaghan foi vítima de suposto 'desafio do balde'

A americana Lana Clay-Monaghan, de 35 anos, costumava gostar de verificar o TikTok e outras plataformas de mídia social. Mas, depois que se tornou alvo de uma pegadinha que a deixou hospitalizada, a moradora de Tustin, na Califórnia, não tem certeza se seguirá "online". 

Tudo começou quando a vítima foi fazer compras no mercado e, repentinamente, a visão dela escureceu enquanto buscava por sabonetes em um corredor, segundo o Los Angeles Daily News. 

Em um aparente “desafio do balde”, no qual as pessoas se filmam ao esbarrar em estranhos, alguém pôs um balde na cabeça de Lana. Sem enxergar, a americana ficou desorientada, um quadro periogoso para ela, que disse ter um tipo epilepsia que pode ser desencadeado por estímulos chocantes.

“A última coisa de que me lembro foi dizer 'me ajudem, tenho epilepsia'. Eles estavam rindo de mim e me filmando”, disse a mulher. “Então, eu bati no chão e acordei depois disso no [hospital] UCI Medical Center.”


No local, os médicos informaram Lana de que ela tinha sido vítima de agressão e tido um problema cardíaco devido ao incidente. Além disso, foi informado que ela também poderia ter sofrido uma convulsão.

A vítima revelou que também sofreu danos emocionais com a brincadeira. “Estou realmente com o coração partido que [eles] pensaram que estavam sendo engraçados”, disse a americana. “Havia um ponto claro em que eles sabiam que não era engraçado. E eu esperava um pouco de humanidade… Você não me deixa no chão, você vai buscar ajuda.”


Em um comunicado à imprensa, a polícia de Tustin reafirmou o que foi dito pelos médicos e também definiu o que aconteceu com Lana como uma agressão. A nota descreveu os envolvidos no incidente no mercado como “quatro jovens do sexo masculino”.

“É provável que os jovens estivessem tentando replicar a tendência atual da mídia social em que colocam um balde na cabeça de um estranho e filmam sua reação”, dizia a nota.


Leia também

Não se sabe imediatamente se o vídeo do incidente existe nem se foi postado. Enquanto a polícia investiga o caso, Lana disse que espera que os próprios brincalhões se apresentem e sejam responsabilizados.

Uma pesquisa por “desafio do balde estranho” no TikTok produz centenas de resultados — alguns vídeos têm mais de 2 milhões de curtidas e ainda mais visualizações.

O TikTok não respondeu a um pedido de comentário do Los Angeles Daily News, mas o aplicativo fornece avisos de segurança para determinados vídeos, nos quais afirma que “participar dessa atividade pode resultar em ferimentos em você ou em outras pessoas”.

Não ficou imediatamente claro se os desafios do balde também aparecem nesses avisos nem qual é a política do TikTok especificamente para essa "pegadinha".

Lana disse que não estava ciente da tendência online e questiona a demanda por conteúdo destinado a desorientar estranhos — que pode ter afetado os possíveis brincalhões de domingo.

“Quantas vezes eles cresceram vendo pegadinhas e pensando que isso é padrão em termos de moral, valores e como a gente se trata?”, disse a americana. “Não é apenas o TikTok. É qualquer plataforma em que você pode postar essas coisas para pessoas que não consentem ou conhecem". 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Felipe Gladiador

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.