Tecnologia e Ciência Nasa cancela lançamento da Artemis 1 nesta segunda-feira (29), após vazamento de hidrogênio 

Nasa cancela lançamento da Artemis 1 nesta segunda-feira (29), após vazamento de hidrogênio 

Missão vai levar nave espacial até a Lua; contagem regressiva foi interrompida cerca de 40 minutos antes do horário previsto para o lançamento  

Resumindo a Notícia

  • Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula Orion permanecem em configuração segura
  • Após lançamento, cápsula deve retornar à Terra após 42 dias
  • Espera-se que Orion percorra a maior distância já alcançada por uma espaçonave na história
  • Missão Artemis 1 tem como grande objetivo levar humanos de volta à lua após 50 anos
Lançamento da missão Artemis 1 foi cancelado após vazamento de hidrogênio

Lançamento da missão Artemis 1 foi cancelado após vazamento de hidrogênio

Reprodução/Nasa

A Nasa cancelou o lançamento da missão Artemis 1 nesta segunda-feira (29), após ocorrer um vazamento de hidrogênio no foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, em inglês).

"O lançamento de #Artemis 1 não vai acontecer hoje, pois as equipes trabalham com um problema relacionado a um vazamento no motor. As equipes continuarão coletando dados e manteremos vocês informados sobre o momento da próxima tentativa de lançamento", publicou a agência espacial americana no Twitter.

A contagem regressiva foi interrompida cerca de 40 minutos antes do horário previsto para o lançamento, às 9h33 (horário de Brasília), quando o foguete do Sistema de Lançamento Espacial de dois estágios e 32 andares de altura e sua cápsula Orion aguardavam a decolagem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A agência espacial citou um problema detectado em um dos principais motores do foguete, depois que as equipes de lançamento começaram a encher os tanques de combustível com oxigênio líquido super-resfriado e propulsores de hidrogênio.

A Nasa não forneceu uma nova data de lançamento, mas disse que sua primeira oportunidade está marcada para a próxima sexta-feira (2). 

De acordo com a agência espacial americana, o Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula Orion permanecem em uma configuração segura. Os engenheiros continuam trabalhando para entender os motivos do vazamento de hidrogênio. 

Quando for lançada, a nave espacial vai sair da órbita terrestre e começará uma longa viagem até chegar à Lua. A cápsula deve retornar à Terra após 42 dias.

A nave ficará a cerca de 100 quilômetros de distância da superfície lunar e depois viajará 64 mil quilômetros além do satélite natural. Essa é a maior distância já percorrida por uma espaçonave na história.

Na volta para a Terra, estima-se que o ar em volta da nave alcance temperaturas próximas às do Sol. Ao chegar à atmosfera, paraquedas serão acionados e espera-se que a cápsula caia em segurança no oceano Pacífico.

A missão Artemis 1 tem como grande objetivo levar humanos de volta à Lua após 50 anos. A expectativa é que até 2025 os astronautas voltem a pisar na superfície lunar.

Manequins, sementes e boneco do Snoopy: Confira objetos curiosos que a Nasa levará em nave espacial

Últimas