Nasa cancela lançamento da Artemis 1 nesta segunda-feira (29), após vazamento de hidrogênio
Missão vai levar nave espacial até a Lua; contagem regressiva foi interrompida cerca de 40 minutos antes do horário previsto para o lançamento
Tecnologia e Ciência|Do R7, com Reuters

A Nasa cancelou o lançamento da missão Artemis 1 nesta segunda-feira (29), após ocorrer um vazamento de hidrogênio no foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, em inglês).
"O lançamento de #Artemis 1 não vai acontecer hoje, pois as equipes trabalham com um problema relacionado a um vazamento no motor. As equipes continuarão coletando dados e manteremos vocês informados sobre o momento da próxima tentativa de lançamento", publicou a agência espacial americana no Twitter.
A contagem regressiva foi interrompida cerca de 40 minutos antes do horário previsto para o lançamento, às 9h33 (horário de Brasília), quando o foguete do Sistema de Lançamento Espacial de dois estágios e 32 andares de altura e sua cápsula Orion aguardavam a decolagem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A agência espacial citou um problema detectado em um dos principais motores do foguete, depois que as equipes de lançamento começaram a encher os tanques de combustível com oxigênio líquido super-resfriado e propulsores de hidrogênio.
A Nasa não forneceu uma nova data de lançamento, mas disse que sua primeira oportunidade está marcada para a próxima sexta-feira (2).
De acordo com a agência espacial americana, o Sistema de Lançamento Espacial e a cápsula Orion permanecem em uma configuração segura. Os engenheiros continuam trabalhando para entender os motivos do vazamento de hidrogênio.
Quando for lançada, a nave espacial vai sair da órbita terrestre e começará uma longa viagem até chegar à Lua. A cápsula deve retornar à Terra após 42 dias.
Leia também
A nave ficará a cerca de 100 quilômetros de distância da superfície lunar e depois viajará 64 mil quilômetros além do satélite natural. Essa é a maior distância já percorrida por uma espaçonave na história.
Na volta para a Terra, estima-se que o ar em volta da nave alcance temperaturas próximas às do Sol. Ao chegar à atmosfera, paraquedas serão acionados e espera-se que a cápsula caia em segurança no oceano Pacífico.
A missão Artemis 1 tem como grande objetivo levar humanos de volta à Lua após 50 anos. A expectativa é que até 2025 os astronautas voltem a pisar na superfície lunar.
Manequins, sementes e boneco do Snoopy: Confira objetos curiosos que a Nasa levará em nave espacial
Mesmo sendo uma missão não tripulada neste primeiro momento, a Nasa, agência espacial norte-americana, revelou objetos curiosos que serão colocados na Orion, cápsula que será lançada e fará um voo ao redor da Lua. Ao todo, a nave espacial levará 54,4 k...
Mesmo sendo uma missão não tripulada neste primeiro momento, a Nasa, agência espacial norte-americana, revelou objetos curiosos que serão colocados na Orion, cápsula que será lançada e fará um voo ao redor da Lua. Ao todo, a nave espacial levará 54,4 kg de objetos, que incluem centenas de itens. Abaixo, listamos os mais curiosos *Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Marques
























