O futuro chegou: Uber planeja "carros voadores" para 2020
Empresa quer serviço em três cidades, mas enfrente barreiras tecnológicas
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7
Em uma conferência no Web Summit Lisboa nesta quarta-feira (08), a Uber anunciou que planeja lançar um serviço de táxi aéreo. O chefe de produto Jeff Holden, afirmou no evento que o chamado projeto Elevate adicionou Los Angeles como a terceira cidade que deve receber o sistema da empresa, junto com Dallas e Dubai.
A ideia é começar a operar o serviço até 2020, e para cumprir a meta a empresa também anunciou um acordo com a Nasa no desenvolvimento de um novo sistema de controle de tráfego aéreo unificado que substitua os atuais sistemas atuais, que o executivo descreveu como "bagunçados".
O planejamento é que que as aeronaves seja completamente autônomas, o que melhoraria o planejamento dos voos e diminuiria os congestionamentos.
Pelo vídeo publicado pela empresa, a iniciativa ainda tem aquele ar meio utópico, com passageiros felizes que chamam a aeronave e logo encontram um prédio próximo onde utilizam o serviço.
O conceito futurista da Uber não parece muito diferente das viagens de foguetes ao redor do globo anunciadas por Elon Musk para um futuro próximo. Da mesma forma, como aponta o The Verge, ainda existem barreiras tecnológicas significativas para o projeto ser completado: o veículo de aterrissagem e decolagem vertical autônomo e elétrico que está nos planos da empresa ainda não está pronto, assim como os prédios com pistas de pouso no teto, o que exige planejamento e infraestrutura muito maior que um serviço de caronas terrestre.
Em conferências anteriores, a empresa anunciou parcerias com cinco empresas para construção de veículos e com gigantes da imobiliária em Dallas e Dubai para a criação dos tais pontos onde os veículos decolarão e aterrissarão.
VEJA TAMBÉM: Empresa pretende lançar carro voador em 2017. Saiba como funciona o transporte ultramoderno